Duas cidades de Santa Catarina terão eleições no próximo domingo (5). Porto Belo, no Vale do Itajaí, e Presidente Castello Branco, no Oeste, vão escolher prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares depois de terem ficado sem titulares desses cargos.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os motivos que fizeram as duas cidades ficarem sem prefeitos e vices são diferentes. Em Porto Belo, o ex-prefeito Emerson Stein (MDB) renunciou no fim de março para concorrer a deputado estadual nas eleições 2022. Ele havia sido reeleito para o segundo mandato na disputa de 2020.
O vice Elias Cabral (PL), que deveria assumir a posição, também decidiu renunciar ao cargo e voltar a atuar como professor na rede estadual de ensino. Com isso, o presidente da Câmara, Joel Lucinda (MDB), assumiu temporariamente até que a cidade tivesse uma nova eleição. Pela lei eleitoral, quando os cargos de prefeito e vice ficam vagos na primeira metade do mandato, deve ser convocada nova eleição direta.
Para a disputa deste domingo, três candidatos disputam o cargo de prefeito em Porto Belo. Além do próprio Joel Lucinda, atual prefeito interino, concorrem ao cargo também a ex-vereadora Rosaura Rodrigues (PT) e o militar da reserva David Jordelino da Silva (PRTB).
Continua depois da publicidade
Candidatos a prefeito de Porto Belo
- Joel Lucinda (MDB)
- Rosaura Rodrigues (PT)
- David Jordelino da Silva (PRTB)
Presidente Castello Branco
No caso de Presidente Castello Branco, a nova eleição ocorre porque a chapa vencedora da disputa de 2020 foi cassada por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). Segundo a Corte, o prefeito Tarcilio Secco e o vice Ademir Pedro Tonielo tiveram o diploma cassado porque teriam oferecido dinheiro para eleitores não votarem no dia do pleito. A conduta é considerada crime eleitoral. A decisão é de 7 de março.
Presidente Castello Branco tem duas candidaturas a prefeito. A ex-vice-prefeita e ex-vereadora Neiva Kleeman Tonielo (MDB) é uma das candidatas. Ela atuava como secretária de Saúde do município. O outro candidato é Vinícius Zanesco (PSC), que foi candidato a vereador na cidade em 2020.
Além das duas cidades de SC, outros sete municípios terão eleição suplementares neste domingo, segundo o TSE. São elas: Agudos do Sul (PR), Angélica (MS), Garibaldi (RS), Itapemirim (ES), Itatiaia (RJ), Japaraíba (MG) e Murici dos Portelas (PI).
Continua depois da publicidade
Candidatos a prefeito de Presidente Castello Branco
- Neiva Kleeman Tonielo (MDB)
- Vinícius Zanesco (PSC)
Leia também
Kassab indica liberação de filiados entre Lula e Bolsonaro e admite PSD à direita em SC
Lula tem 48% no primeiro turno, contra 27% de Bolsonaro, diz Datafolha
Colombo reforça interesse em disputa ao Senado: “A grande contribuição é em Brasília”