Os moradores das cidades por onde passará o traçado do contorno viário da Grande Florianópolis terão duas oportunidades para conhecer e questionar o projeto nesta semana. A primeira audiência pública está marcada para terça-feira, em Biguaçu , e inclui também a participação de moradores de Governador Celso Ramos e São José. A segunda será na quarta, em Palhoça. O projeto será apresentado junto com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

Continua depois da publicidade

O trecho referente a Palhoça deverá ser o mais questionado, já que exige a desapropriação de estabelecimentos e residências uma vez que o trecho do traçado original precisou ser alterado em função da construção de um condomínio autorizado pela prefeitura e em que a versão atual ainda gera questionamentos por parte dos moradores.

A Autopista Litoral Sul, empresa responsável pelo licenciamento da obra, pretende argumentar com o pagamento de 100% do valor de avaliação das propriedades e contará com o apoio de assistentes sociais para ajudar no processo de realocação de famílias. O engenheiro responsável, Marcos Guedes, estará presente e apresentará os processos de criação do projeto. As audiências públicas são exigidas pelo Ibama e servem como pré-requisito para a liberação ambiental da obra.

O presidente do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento (Condes), Doreni Caramori Junior, disse que as questões individuais precisam ficar de lado pensando que o traçado melhorará o trânsito de toda a região.

– Qualquer traçado vai afetar o interesse de alguma comunidade.

Continua depois da publicidade

Além da concessionária, estarão presentes nas audiências representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da MPB, empresa que produziu o estudo ambiental.

Transporte para interessados

A Autopista Litoral Sul irá disponibilizar transporte com trajetos de ida e volta para os moradores até a audiência pública de terça-feira, em Biguaçu. Um veículo sairá da Praça Central de Governador Celso Ramos, às 17h. Outro sairá do Kobrasol, em São José, no mesmo horário.