As superhabitadas e badaladas metrópoles do Rio de Janeiro e de São Paulo não tiveram vez em maio nas buscas do internauta brasileiro. No lugar delas, duas referências de SC apareceram na lista dos cinco destinos mais procurados em sites de busca segundo pesquisa da Serasa Experian: Blumenau e Beto Carrero World.

Continua depois da publicidade

Antes pouco escolhidos para passar as férias de julho, Blumenau e Beto Carrero se tornaram dois dos cinco destinos mais procurados pelos brasileiros na web no mês passado, segundo o levantamento da consultoria que tem o maior painel de monitoramento de internet do país. No ranking aparecem também Olímpia (SP), Caldas Novas (GO) e Ilha do Mel (PR).

Para empresários do setor, o resultado da pesquisa reforça a expectativa de um incremento que varia de 15% a 30% no número de turistas interessados em visitar a região do Vale do Itajaí e do Litoral Norte. O período das férias de julho até deixou de ser considerado baixa temporada para ser apelidado de “alta-baixa temporada” devido ao aumento de visitantes durante as férias escolares.

O diretor de marketing, vendas e novos negócios do Beto Carrero World, Vitor Bauab, estima que neste ano o parque receba 30% a mais de público no período, incremento que vai contribuir para a meta de 2 milhões de visitantes no local em 2013, estipulada pela administração. A partir de julho, o parque muda sua programação e é aberto aos visitantes todos os dias.

Continua depois da publicidade

– No primeiro quadrimestre do ano, tivemos um aumento de 20% na compra de ingressos online. Grande parte desta procura se deu pela divulgação da nova campanha do parque – diz Bauab.

Divulgação das atrações da Oktoberfest ajudou Blumenau

O diretor do parque também cita a possibilidade de o visitante utilizar o espaço para realizar eventos como outro fator que pode ter impulsionado a procura dos internautas. A opção foi lançada em março deste ano e, segundo o diretor, atraiu até noivos que fizeram o casamento no parque temático – e ainda tiveram o momento gravado pelo programa Chuva de Arroz, da GNT.

O presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Murilo Benini, conta que a visitação dos municípios nesta época do ano começou a aumentar há três anos influenciada pelos novos eventos criados para atrair os turistas – como o SC Gourmet, Festitália e Festival Internacional de Teatro Universitário, todos em julho. Para esta temporada, Benini espera que Blumenau tenha 15% a mais de ocupação nos hotéis.

Continua depois da publicidade

A busca pela Oktoberfest é creditada como outro fator que levou os internautas a digitarem “Blumenau”. O adianto nas pesquisas tem uma razão, segundo o secretário de turismo do município, Ricardo Stodieck: foi em maio a divulgação das atrações culturais da festa, com a relação de bandas e os concursos realizados na Vila Germânica.

Parceria entre hotéis e parque ajuda a melhorar a ocupação

Uma ação que tem ajudado a aumentar a procura pelos municípios do Vale do Itajaí pelos turistas é uma parceria feita há menos de dois anos entre a rede hoteleira da região e o Beto Carrero World, segundo o presidente do Blumenau & Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Murilo Benini. Com essa parceria, alguns hotéis possibilitam a reserva de quartos diretamente no site do parque.

Alfredo Klöppel, que dá nome a seu hotel, em Blumenau, é um dos proprietários que veem na iniciativa o resultado prático: ele prevê um aumento de até 15% no número de reservas para julho deste ano, comparado com o mesmo mês de 2012. Para atender aos turistas, o empresário comprou, neste ano, um ônibus para fazer o traslado do parque temático ou de outros roteiros turísticos até os hotéis da região.

Continua depois da publicidade

– O aumento na taxa de ocupação se deve a uma melhoria de restaurantes e hotéis, a partir de cursos oferecidos pelo sindicato – pondera.

Opções do Estado correm por fora

Apesar de serem listadas na pesquisa de monitoramento da internet feita pela Serasa Experian – na qual o Beto Carrero aparece no Top 5 por dois anos consecutivos -, os destinos do parque de Penha e a cidade de Blumenau não aparecem nas primeiras posições nas compras dos turistas feitas nas empresas de turismo.

Na CVC, maior operadora do setor no Brasil, o Nordeste continua ocupando os primeiros cinco destinos dos turistas brasileiros a cada ano. Porém, a região de Balneário Camboriú, em que a operadora inclui o Beto Carrero World, aparece desde 2012 entre os dez locais mais visitados pelos clientes da empresa. As vendas de pacotes para o parque temático rendeu à operadora, no mesmo ano, um troféu pelo maior número de passaportes vendidos entre outras empresas do setor.

Continua depois da publicidade

Na Decolar.com, maior agência de turismo online da América Latina, as cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Brasília ocuparam o ranking dos cinco principais destinos no país em 2012. No ano passado, como em 2011, a única cidade catarinense a aparecer no ranking (em 10o lugar) foi Florianópolis.

Economize nas férias

6 dicas para gastar menos nas viagens de julho

– Pesquise o preço das passagens nos sites das empresas de transporte aéreo, terrestre e agências de turismo. Horários como a madrugada têm descontos.

– Conte com a internet para pesquisar informações sobre os hotéis e pousadas. Em destinos internacionais, é comum que haja impostos cobrados à parte no hotel.

Continua depois da publicidade

– Faça as contas e veja se é ou não vantajoso viajar de carro. Se a distância for curta e o número de passageiros não ultrapassar a capacidade máxima, pode valer mais a pena do que ir de ônibus ou avião.

– Programe-se também para as despesas durante a viagem. Em algumas cidades, há museus que oferecem entrada gratuita em um dia determinado na semana.

– Em viagens para o exterior, uma boa opção de pagamento é o cartão de débito pré-pago. Ele pode ser solicitado em bancos, agências e casas de câmbio.

Continua depois da publicidade

– Evite utilizar o cartão de crédito no exterior porque as taxas de IOF são altas. Esse tipo de pagamento deve servir apenas para despesas imprevistas.