Com os casos de dengue em Santa Catarina, a prefeitura de Chapecó, no Oeste catarinense, começou a utilizar drone para fiscalizar os casos da doença no município. Com a tecnologia, é possível acessar os locais de difícil acesso, identificar piscinas sem tratamento, fiscalizar caixas d’água sem tampa ou lajes com água parada no município.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental de Chapecó, Karina Giachini, a ação com o drone identificou caixas d’água sem tampa, além de piscinas sem tratamento e lajes com água empossada.
— O objetivo da ação é pelo grande número de prédios e a dificuldade de encontrar os moradores em casa durante a semana. O drone é uma alternativa para a realização dos trabalhos. Depois dessa vistoria, as equipes procuram os locais que apresentaram problemas, notificam os moradores e apresentam prazo para regularização — comentou Karina.
O Secretário de Saúde, Jader Danielli, destacou que Chapecó tem uma equipe composta de 89 agentes comunitários, preparada para atuar diariamente nas ações de combate, com visitas domiciliares, palestras e mutirões, visando orientar a população e evitar a proliferação da doença.
Continua depois da publicidade
— Nossas equipes trabalham diariamente para informar os chapecoenses e ações como essa do drone, são para reforçar ainda mais o trabalho realizado — diz.
Sintomas da dengue
- Febre alta (39 a 40°C)
- Dor de cabeça
- Fraqueza
- Dores no corpo e nas articulações
- Dor retro orbitária / olhos
- Manchas pelo corpo (presentes em 50% dos casos)
- Perda do apetite
- Náuseas e vômitos
Dicas importantes no combate à doença
- Ter cuidado especial no armazenamento e destinação do lixo, mantendo-o em recipiente fechado e disponibilizando-o para recolhimento pela Limpeza Urbana na frequência usual.
- Jamais descartar o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa, no quintal de vizinhos, na rua ou em lotes vagos.
Continua depois da publicidade
- Manter a caixa d´água sempre limpa e totalmente tampada. Além disso, manter as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água.
- Eliminar os pratinhos de vasos de plantas, mas caso não seja possível, mantê-los limpos e escovados pelo menos três vezes ao dia.
- Ao trocar os pneus, deixar os velhos na borracharia, para que tenham o destino adequado.
Veja as fotos
*Sob supervisão de Diane Ziemann
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Leia mais
Trabalhadores da Comcap aprovam greve em Florianópolis
Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em novembro, salários e como se inscrever