Nos últimos dias, drones têm captado um fenômeno comum no Litoral catarinense, mas às vezes pouco percebido: a passagem de cardumes de arraias-ticonha. Em Bombinhas, as águas cristalinas da praia tornaram o evento um verdadeiro espetáculo da natureza (assista abaixo).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Bombinhas e região por WhatsApp
Oceanógrafo e professor na Univali, Rodrigo Mazzoleni explica que ticonha é uma das mais de 50 espécies que podem ser observadas no Estado. Elas costumam aparecer mais na primavera e verão por conta do aquecimento das águas. No inverno, em busca de uma “casa” mais quente, seguem para o Norte do país. Esses passeios normalmente têm duas razões: ou a busca pela alimentação, ou para reprodução.
No caso de Bombinhas, pelas características do grupo adulto provavelmente a fase agora é reprodutiva, acredita o pesquisador. Sempre em movimento, as arraias são importantes para manter o equilíbrio ecológico, já que são predadores de topo. Apesar da importância, quase metade das espécies encontradas em águas catarinenses estão ameaçadas de extinção.
Mazzoleni ressalta que elas não apresentam perigo, mas é importante não tentar tocar em alguma delas, já que possuem espinhos que podem machucar — mas nada grave, as ticonhas não possuem veneno e costumam se afastar ao perceber os banhistas. Registros delas nadando foram feitos nesta sexta-feira (4) e também na semana passada. Veja a um dos vídeos feitos no último dia 27:
Continua depois da publicidade
Veja fotos de Bombinhas
Leia também
Fotos revelam passado de Bombinhas antes de se tornar a cobiçada península paradisíaca de SC