O mundo do basquete presenciava o nascimento de uma equipe lendária. Com nomes como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Charles Barkley, Clyde Drexler, Patrick Ewing, Scottie Pippen, Karl Malone, John Stockton e David Robinson, o Dream Team dos Estados Unidos se preparava para dominar os Jogos Olímpicos e deixar sua marca na história do esporte.

Continua depois da publicidade

Um time invicto

Com um placar de cinco vitórias em cinco jogos, o Dream Team não apenas conquistou a medalha de ouro, mas também venceu seus adversários com uma diferença média de 43 pontos por partida. A menor margem de vitória, na final contra a Croácia, foi de 32 pontos, demonstrando a superioridade técnica da equipe americana.

Revanche histórica

Barcelona, em 1992, marcou a primeira vez que os profissionais da NBA foram autorizados a competir nas Olimpíadas. Essa mudança nas regras possibilitou a formação do Dream Team e o retorno de Magic Johnson às quadras após sua aposentadoria precoce devido ao HIV. A presença de Johnson, junto com outras estrelas da liga, representou um recomeço para o basquete americano, que buscava recuperar sua hegemonia após a derrota para a União Soviética em Munique, em 1972.

Um time de estrelas

Michael Jordan, considerado o maior jogador de todos os tempos, liderou o time em pontos, enquanto Charles Barkley foi o cestinha geral. Scottie Pippen se destacou nas assistências, Patrick Ewing dominou os rebotes e tocos, e John Stockton, com sua precisão nos passes, conduziu o ritmo da equipe.

Após a estreia dos profissionais da NBA com o Dream Team, os Estados Unidos dominaram o basquete olímpico masculino, conquistando a medalha de ouro em todas as edições dos Jogos, exceto em Atenas (2004), quando a Argentina ficou com o título. Em 2008, com Kobe Bryant e LeBron James em quadra, a hegemonia americana foi retomada e se mantém até hoje.

Continua depois da publicidade

Confira algumas estatísticas:

  • 19 medalhas de ouro disputadas no basquete masculino em Jogos Olímpicos
  • 15 medalhas de ouro conquistadas pelos Estados Unidos
  • 1 medalha de prata para os Estados Unidos
  • 2 medalhas de bronze para os Estados Unidos
  • Única ausência dos Estados Unidos na modalidade foi em Moscou (1980) devido ao boicote

Quer saber mais sobre o universo do basquete? Acesse o canal do Basquete Transforma SC e saiba mais!