Treze tartarugas ficaram presas em uma rede de pesca irregular e 12 acabaram mortas na Praia da Barrinha, em Barra Velha. O caso foi divulgado na terça-feira (16).
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a Univali, moradores encontraram as tartarugas presas na rede e fizeram a remoção dos animais. Em seguida, acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
O animal que sobreviveu foi levado para tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha, na mesma região.
Continua depois da publicidade
As 13 tartarugas-verdes (Chelonia mydas) eram jovens. Uma delas, que sobreviveu, tinha sinais de afogamento devido ao aprisionamento no petrecho. O exame também demonstrou que ela ficou presa pelo pescoço e nadadeira, na malha da rede.
Outros animais encontrados vivos foram soltos e devolvidos ao mar no momento da remoção.
Em nota, a prefeitura de Barra Velha, através da Fundação do Meio Ambiente (Fundema), informou que não recebeu informações sobre a rede de pesca ou pesca ilegal nas praias da cidade, naquelas últimas 24 horas, e inclusive, soube do ocorrido através de veículos de comunicação.
*Sob supervisão de Raphaela Suzin
Leia também
Ex-JEC, filho de Marcelinho Paraíba é citado em investigação sobre esquema de apostas
FOTOS: veja como ficou empresa de materiais recicláveis após incêndio em Araquari