Doze foguetes disparados da Faixa de Gaza caíram no sul de Israel nesta quarta-feira após a decretação da trégua entre o Estado hebreu e os grupos armados palestinos ligados ao movimento islâmico Hamas, disse um porta-voz da polícia israelense, sem citar vítimas.

Continua depois da publicidade

Uma hora após o cessar-fogo, que entrou em vigor às 19h GMT (17h Brasília), o sistema de defesa aérea israelense “Domo de Ferro” interceptou um foguete sobre a cidade de Ashkelon, constatou a AFP na região.

O exército hebreu informou que 130 foguetes foram disparados nesta quarta-feira da Faixa de Gaza contra Israel, totalizando 1300 foguetes lançados pelos grupos palestinos contra o território israelense em uma semana.

Pouco antes da entrada em vigor da trégua, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas, reivindicaram o disparo de 10 foguetes Grad contra Beersheba, capital do Néguev, e outros dois contra Ashdot.

O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor na noite desta quarta-feira, após esforços diplomáticos realizados, principalmente, por Egito e Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

A trégua foi anunciada no Cairo pelo chefe da diplomacia egípcia, Mohammed Kamel Amr, ao lado da secretária americana de Estado, Hillary Clinton.