Pelo menos 12 municípios no Sul catarinense foram atingidos pelas fortes chuvas desta sexta-feira (24). O maior acumulado foi registrado em Laguna, onde em apenas 48 horas choveu 273 milímetros, valor maior do que o esperado para todo o mês. A cidade decretou situação de emergência neste sábado.
Continua depois da publicidade
De acordo com a prefeitura de Laguna, não há um levantamento de desabrigados. Acredita-se que os atingidos foram para casa de parentes. Os estragos se concentram no Centro Histórico e no bairro Mar Grosso.
A administração municipal está trabalhando na recuperação de vias nessas duas localidade e pede aos motorista que evitem transitar na Rua Voluntário Benevides e na Praça Lauro Muller.
Morro da Fumaça
A prefeitura de Morro da Fumaça também estuda estuda decretar situação de emergência. No local a forte chuva provocou alagamentos afetando cerca de sete mil pessoas.
Continua depois da publicidade

Ao menos 126 pessoas foram encaminhadas para abrigos, dois deles abertos pela Defesa Civil Municipal e o terceiro pela Igreja Quadrangular. Itens como roupas, calçados, fraldas, comida, brinquedos são necessários. As doações devem ser entregues no salão paroquial da Matriz São Roque. O abastecimento de água no município ficou prejudicado.

Jaguaruna
A ponte que dá acesso ao município ficou completamente interditada pois o rio que passa por ali transbordou. Segundo a Defesa Civil, a ponte deve ficar interditada mesmo após a água baixar para que seja feita uma análise técnica da estrutura. Ainda ocorreram alagamentos pontuais nas Ruas Sueli Vieira Ramos, Amazonas e SC-100. O órgão municipal disse também que não há um número de desalojados, pois a maioria não informou as autoridades e está na casa de familiares.

Içara
Em Içara foram 204 milímetros de chuva em apenas 48 horas. O município tem 35 famílias desalojadas, o equivalente a 150 pessoas. Já desabrigados são 12 pessoas, que devem ser encaminhadas a alugueis sociais pela prefeitura. Um abrigo foi montado na praça do bairro Vila Nova, em Içara.

Doações de mantimentos para as famílias atingidas podem ser entregues na Praça do CEU, (atrás do JR Materiais de Construção). A prioridade no momento são roupas de cama e banho, alimentos, produtos de limpeza, colchões, produtos de higiene pessoal e garrafas de água mineral.
Continua depois da publicidade
Tubarão

Equipes de limpeza percorreram as ruas. A árvore que caiu nas pontes Nereu Ramos e Heriberto Hülse foi retirada pela Defesa Civil. O município informou também que houve poucos danos até agora. Entre os prédios públicos mais afetados está o posto de saúde do bairro São Clemente. Não há registro de desalojados.
Criciúma
Informações da Defesa Civil Municipal apontam alagamentos por toda a área Central do município e no bairro Bela Vista. Na região da Quarta Linha, oito famílias foram encaminhadas para abrigos. Já na Primeira Linha uma ponte foi danificada pela força das águas isolando os moradores. A comunidade Linha Batista permanecia isolada até o início da manhã deste sábado devido à enxurrada.
Sangão
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados alagamentos em vários bairros e até o prédio da prefeitura foi atingido. O maior transtorno no município é a interrupção no trânsito da BR 101. O DNIT espera liberar o tráfego até segunda-feira (27).

Lauro Muller
Continua depois da publicidade
Desmoronamento de rochas na Serra do Rio do Rastro, já resolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, havia deixado o trânsito em meia pista na SC-390.
Forquilhinha
O bairro Cidade Alta foi isolado devido à cheia do rio Sangão.
Siderópolis
Houve alagamentos e foi registrada queda de árvore na SC-445. As equipes já fizeram a remoção e a pista foi liberada.
Outras cidades também tiveram elevado volume de chuva, mas com menos prejuízos.
Veja os maiores acumulados de chuva em SC:

Imagens da chuva nesta sexta-feira:
Continua depois da publicidade