Todas as pessoas com mais de 18 anos podem receber a dose de reforço contra o novo coronavírus em Santa Catarina. A recomendação foi dada pelo Ministério da Saúde no último dia 16 de novembro, quando foi orientado que o intervalo entre a segunda e a terceira doses das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer seja de cinco meses em todo o país.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Em Santa Catarina, a vacina da Pfizer está sendo aplicada como terceira dose, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde. No Estado, 519.914 pessoas já receberam o reforço. Uma pesquisa encomendada pelo governo federal concluiu que a terceira dose feita com esquema heterólogo, ou seja, usando imunizantes diferentes, aumenta a imunidade dos vacinados.
— Estudos com a vacina de RNA mensageiro (tecnologia utilizada na vacina da Pfizer) demonstraram aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, a dose de reforço poderá ser administrada com as vacinas da Janssen ou AstraZeneca — afirmou o Ministério da Saúde por meio de nota.
Reforço da Janssen
Para as pessoas que foram vacinadas com a Janssen, a orientação é que elas recebam a segunda dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. Nesse caso, a vacina usada deve ser do mesmo fabricante. Para as mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação do Ministério da Saúde é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o Estado aguarda a chegada de novas doses da Janssen para a aplicação do reforço.
Veja as vacinas indicadas para dose de reforço
- Quem recebeu duas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer recebe a terceira dose da Pfizer;
- Quem recebeu a dose da Janssen recebe a segunda dose do mesmo fabricante
Leia também
Do toque de recolher à dispensa de máscaras: como o cenário da Covid em SC mudou em um ano