Atleta do Ultimate desde novembro de 2008, Rafael Dos Anjos está muito perto de dar o passo mais importante de sua carreira rumo a chance pelo título dos leves.

Continua depois da publicidade

O carioca vem de uma sequência de sete vitórias nas últimas oito lutas e nocauteou o ex-campeão Ben Henderson, em agosto.

::: VÍDEO: Confira o nocaute brutal de Samman em Eddie Gordon

::: Foto: Corte feio em Raquel Pennington assusta após duelo no UFC

Para garantir a chance contra o o atual dono do cinturão, Anthony Pettis, Dos Anjos tem de passar por Nate Diaz, seu adversário no confronto deste sábado, pelo UFC Phoenix (EUA).

Continua depois da publicidade

Dos Anjos terá que encarar o jogo mental de Diaz, conhecido por provocar seus oponentes dentro do octógono.

Segundo o brasileiro, ele já está preparado para isso.

– Eu já estou esperando por essas provocações. Acho que não vai ser diferente comigo. Ele tenta fazer isso quando está sendo dominado, apanhando bastante. Ele sempre usa essa estratégia. É uma arma dele. Ele quer ver caras indo para a briga com ele. Mas estou preparado psicologicamente para isso. Meus sparrings imitaram muito bem esse jogo provocativo dele, abrindo os braços e tudo. Mas estou tranquilo. Vou mantê-lo bem ocupado, ele não vai ter tempo de se preocupar com isso – disse o lutador, atual número três no ranking dos leves.

Apesar de estar no topo da classificação, Dos Anjos sabe que tem gente que pode ganhar a chance pelo título antes dele.

O russo Khabib Nurmagomedov é o atual número um na classificação, mas enfrenta uma séria lesão que tem o deixado inativo. Se o retorno atrasar, o brasileiro só precisa de uma vitória. Caso o russo volte antes, o brasileiro pode ter de esperar, uma vez que perdeu para o próprio Nurmagomedov em abril.

Continua depois da publicidade

Dos Anjos admite que a luta com Nate Diaz é arriscada. Apesar de ter um nome expressivo na organização, o americano sequer está no top 10. Mas nada que preocupe Rafael.

– É uma luta de risco, sim. Sou o número três e vou lutar com o 14. Aceitei pois a luta do cinturão foi agora. Quando aceitei, pensei em lutar no evento seguinte, pois seria quase na mesma época e queria me manter em forma para caso alguém saísse do UFC 181 (Pettis ou Melendez). Perdi boas oportunidades por estar fora de forma. Claro, torcemos para ninguém se machucar, não desejei isso, mas acontece toda hora, né? Foi uma oportunidade de estar em forma e, caso algo acontecesse, já estaria pronto para lutar. Casaria bem. Quanto a chance pelo cinturão, o Nurmagomedov está fora, operado. O único em atividade sou eu. Vai dar tudo certo, vou bater o Diaz e ter a chance que mereço – finalizou.

Além de Rafael Dos Anjos x Nate Diaz, mais três brasileiros estão escalados para o card. Na luta principal do evento, Junior Cigano encara Stipe Miocic. Sem atuar desde janeiro, Gabriel Napão retorna em combate diante de Matt Mitrione. E para fechar o esquadrão brasileiro da noite, Claudinha Gadelha, pela categoria palha do Ultimate, encara a polonesa Joanna Jedrzejczyk.

Confira as lutas do evento:

Junior Cigano x Stipe Miocic

Rafael dos Anjos x Nate Diaz

Alistair Overeem x Stefan Struve

Gabriel Napão x Matt Mitrione

Derek Brunson x Ed Herman

Jamie Varner x Drew Dober

Joe Ellenberger x Bryan Barbarena

Ben Saunders x Joe Riggs

David Michaud x Garrett Whiteley

Cláudia Gadelha x Joanna Jedrzejczyk

Henry Cejudo x Dustin Kimura

John Moraga x Will Gates.