No quarto da irmã menor, com nove metros quadrados, localizado em um apartamento no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre, a cor predominante eleita pela própria habitante foi o lilás. Na ambientação, da arquiteta Tania Bertolucci, do escritório Arquitetura & Interiores, em parceria com Carolina Schrage Nuernberg e Fernanda D?amore, a iluminação teve atenção especial, embora o projeto também valorize preceitos de funcionalidade como a disposição do aparelho de TV e tampo para estudo e leitura.

Continua depois da publicidade

– A luminotécnica teve um trabalho intenso para dar vida a um espaço com a magia da infância e da ilusão – explica Tania.

Leia também:

Estímulo à cultura determina decoração de interiores de quarto de menina

Merecem destaque o céu de estrela feito com uso de fibra ótica no rebaixo de gesso do vão central e a luminária pendente de estilo romântico, instalada na lateral da cama.

Continua depois da publicidade

– Vale ressaltar que todas as luminárias têm dimmer e circuitos independentes de forma que possam criar diversos cenários dentro do mesmo ambiente e, assim, proporcionar distintos usos – teoriza a autora.

Para organizar brinquedos e bonecas, na lateral do armário em L, a estante em zigue-zague é composta por caixas em laca lilás. Segundo a profissional, o recurso permite deixar à mostra os objetos que a menina gosta de conviver diariamente.

Completa o clima de aconchego proposto a marcenaria aérea em laca branca que envolve o quarto como se o abraçasse.

PRESTE ATENÇÃO

* Cordão de flores de tecido enroladas em pequenas lâmpadas proporcionam efeito suave de luz na cabeceira da cama da guria de 10 anos.

Continua depois da publicidade

* No teto do quarto, há lâmpadas halógenas em luminárias com base redonda de acrílico.