Quem é
Técnica em segurança do trabalho, orientadora educacional, pedagoga e palestrante sobre segurança do trabalho e qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
Minha história com Joinville
Nasci em Gaspar e vim para Joinville em 1982, casada e à procura de emprego como técnica em segurança do trabalho. O problema é que este cargo ocupado por mulheres era novidade por aqui. Quando me ofereciam a vaga de guarda feminina, eu dizia que não. Eu queria fazer prevenção de acidentes, treinar e orientar as pessoas. Até que, em 1983, a Prisma Engenharia me chamou para ser técnica em segurança no trabalho, onde fiquei até 1985. Foi nesse momento que pessoas especiais que acreditaram na mulher como profissional de segurança me deram a primeira chance de mostrar o meu trabalho em Joinville.
Em conversa com colegas de profissão, fui convidada para ir trabalhar na Tupy, onde fiquei até 1992. De outubro de 1992 até 1º de abril de 2013, trabalhei na Embraco. Todo o período na minha carreira profissional foi de muito aprendizado e ensinamentos, trabalhando com as pessoas a percepção de risco, o olhar para si, fazendo a mudança de comportamento perante os riscos de acidentes no trabalho, valorizando o amor pela sua vida.
Continua depois da publicidade
Fui a primeira mulher presidente da Associação dos Profissionais de Segurança e Saúde Ocupacional de Joinville e Região (Apssoj). Dei aulas na Sociesc e hoje dou aulas no Colégio Elias Moreira. Hoje tenho minha microempresa e presto serviços de assessoria em segurança no trabalho, dou palestras e cursos.
Missão de vida
Preservação da vida, cuidar de mim e dos outros, treinar, orientar, fazer a diferença para as pessoas.
O que ainda sonha fazer
Implantar nas escolas públicas e municipais a política de prevenção de acidentes, treinando os alunos em situações de risco, incutindo, desde a infância, a preservação da vida.
Qual o seu presente para os 163 anos de Joinville?
Uma vida mais saudável, pessoas cuidando, respeitando e valorizando a sua integridade física, não esperando que os empresários façam, mas que comece por você.
Continua depois da publicidade