O governador João Doria decretou restrição de circulação entre às 23h e 5h em todo estado de São Paulo em razão do aumento das internações por Covid-19. A medida começa a valer na próxima sexta-feira (26) e vai até 14 de março. 

Continua depois da publicidade

> Mais 59,5 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca chegam a Santa Catarina

> Falta de UTI faz médico escolher entre pacientes para internação

A restrição visa diminuir a circulação de pessoas no período noturno, quando há a maior ocorrência de aglomerações, segundo o governo do estado. A decisão foi tomada com base nas recomendações de médicos e cientistas do Centro de Contingência do Coronavírus.

Notou-se em São Paulo o aumento de 660 pacientes internados em leitos de UTI nos últimos 10 dias. O número de novas internações cresceu mais de 10% na última semana. Segundo o coordenador do Centro, Paulo Menezes, com essa projeção, a disponibilidades de vagas de UTI poderiam saturar em três semanas. 

Continua depois da publicidade

O aumento de internações, de acordo com Menezes, por estar ligado às aglomerações dos últimos dez dias, mas também pode revelar a influência das variantes do coronavírus identificadas no estado, principalmete a de origem amazônica, chamada de P1. 

De acordo com o governo, haverá uma força-tarefa de fiscalização para que as medidas sejam seguidas pela população. O grupo terá apoio da Vigilância Sanitária do Estado, do Procon e da Polícia Militar. O objetivo é evitar tanto grandes aglomerações, como festas clandestinas, quanto reuniões de 10 a 20 pessoas.

> Covid-19: acompanhe o avanço da vacinação em Santa Catarina

A medida foi anunciada em coletiva no Palácio do Bandeirantes, no Morumbi (zona oeste de SP), na tarde desta quarta (24).

Leia também

Secretaria da Saúde quer comprar vacina da Pfizer para SC

INSS amplia prova de vida digital para 5,3 milhões de beneficiários

Novo lockdown reduziu em 92% casos de Covid-19 em Portugal