O empresário Doreni Caramori Junior (DEM) acaba de apresentar carta de exoneração da função de secretário de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis. A decisão foi comunicada ao prefeito Gean Loureiro (PMDB) em reunião no gabinete no final da tarde desta quinta-feira. O pedido veio no dia seguinte ao arquivamento do pedido de CPI pela Câmara de Vereadores para investigar eventuais irregularidades no show da festa de aniversário, realizado dia 23 de março.

Continua depois da publicidade

A motivação do desligamento foi baseada no questionamento legal do cargo criado durante a reforma administrativa. Existem dúvidas se o secretário executivo, por ser função consultiva no governo, pode seguir a frente dos seus negócios privados. Diante do impasse, chegou-se ao entendimento de que o melhor seria o afastamento em nome da transparência que ambos defendem. Gean lamentou o desfecho, mas reafirmou a expectativa de poder continuar contanto com a contribuição do empresário para o desenvolvimento de Florianópolis.

Enquanto isso, no Legislativo municipal, o presidente da Câmara, vereador Guilherme Pereira, determinou o arquivamento da CPI. Mesmo contrariando o parecer da procuradoria da Câmara, Pereira baseou-se em jurisprudência do STF de que dossiê anônimo não pode servir como fonte para formalização de uma comissão parlamentar de inquérito. Outro ponto que pesou para a decisão do arquivamento da CPI foi a participação de Doreni na sessão extraordinária da última segunda-feira, quando a maior parte dos parlamentares considerou as explicações suficientes, sem indícios de irregularidades.

Ouça o comentário de Rafael Martini:

Continua depois da publicidade