A expectativa era chegar ao segundo turno, mas o resultado das urnas neste domingo (6) impôs uma nova derrota a Odair Tramontin (Novo). Candidato à prefeitura de Blumenau pela segunda vez, o promotor aposentado viu Egídio Ferrari (PL) abrir uma vantagem de 39 mil votos e garantir a vitória. No discurso marcado por lágrimas dos correligionários, o candidato citou uma “leve dor no coração” com a votação, mas fez questão de frisar que a “democracia é soberana”.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias por WhatsApp

Odair Tramontin ficou em segundo lugar na corrida pela prefeitura de Blumenau com 30,26% dos votos válidos, deixando na terceira posição Ana Paula Lima (PT), que teve 15,72% de aceite dos eleitores. Ela apareceu em pesquisas como possível concorrente de Egídio Ferrari em um eventual segundo turno. O candidato do Novo acredita que essas pesquisas interferiram no resultado deste domingo, pois teria levado os eleitores a votar no PL para fugir do “fantasma do PT”, como nominou Odair.

O promotor aposentado discursou para cerca de 50 pessoas no comitê de campanha, no Centro de Blumenau. Entre eles o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes (PSD). Alguns estavam com copos de chope na mão, indicando que o local havia sido preparado para uma eventual comemoração de ida ao segundo turno. Apesar da derrota — a terceira em quatro anos, levando em conta também a candidatura ao governo do Estado —, Odair enalteceu a confiança de 55 mil eleitores que digitaram 30 nas urnas e disse que o sentimento é de gratidão a quem acreditou nele.

— Com o coração leve e alma serena, me despeço hoje com um até logo. Estarei sempre vigilante, de plantão na hora que for convocado para um combate dessa magnitude — afirmou.

Continua depois da publicidade

Tramontin ressaltou que a partir de segunda-feira (7) a vida volta ao ritmo normal, mas que estará sempre atento quando for chamado para “um combate” em defesa das ideias que o partido representa e defende para a futura geração. Ao citar a filha e o sobrinho, Odair se emocionou. O promotor aposentado fechou o discurso citando um poeta timboense Lindolf Bell: “Menor que meu sonho não posso ser”. À reportagem da NSC, disse que deseja sorte ao prefeito eleito.

— A cidade escolheu. Nós vivemos em uma democracia. A soberania do voto popular deve prevalecer sempre. Não é o modelo que eu desejava para meus filhos, mas quatro anos passam rápido e nós vamos novamente nos encontrar — finalizou Odair Tramontin.

Como foi a votação de cada candidato

  • Delegado Egídio: 95.075 (51,40%)
  • Odair Tramontin: 55.968 (30,26%)
  • Ana Paula Lima: 29.071 (15,72%)
  • Ricardo Alba: 3.383 (1,83%)
  • Rosane Martins: 1.490 (0,81%)

Continua depois da publicidade

Leia mais

Delegado Egidio (PL) é eleito prefeito de Blumenau nas Eleições 2024

Quem são os 15 vereadores eleitos em Blumenau nas Eleições 2024