Os donos de clubes da Premier League que agirem como maus proprietários poderão ser banidos pelo governo inglês. O Reino Unido apresentou, nesta terça-feira (19) ao Parlamento um projeto de Lei de Governança do Futebol, que vai criar um órgão regulador independente e com amplos poderes.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Esse órgão regulador será capaz de tirar os maus proprietários do comando dos clubes. Além disso, segundo o projeto de lei, ele será independente e terá poder sobre a distribuição das receitas dos torneios.

Com isso, essa nova instituição deve investigar também a origem do dinheiro de todo potencial comprador de participações em clubes, tirar os direitos de determinados proprietários de administrar os clubes e forçá-los a vender suas ações, sempre que essas pessoas forem suspeitas.

Continua depois da publicidade

O projeto de lei prevê que esse novo órgão verifique a saúde financeira dos clubes e que possa garantir que os torcedores sejam consultados quando alguma questão for afetar o clube significativamente.

— Por tempo demais alguns clubes foram abusados por donos inescrupulosos, que escapam impunes de má gestão financeira, o que, na pior das hipóteses, pode levar ao colapso total — declarou o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Após dois anos de consultoria, o projeto de lei de governança para o futebol foi finalmente publicado. Na véspera da publicação, a Premier League pronunciou-se a respeito, informando que analisaria a proposta da Lei de Governança do Futebol e colaboraria com o governo e legisladores.

A liga advoga por um modelo de financiamento para a pirâmide do futebol inglês que seja equitativo, expressando preocupações quanto a potenciais impactos da nova legislação que poderiam comprometer sua competitividade.

Continua depois da publicidade

Veja também: os oito clubes que vão disputar as quartas de final da Champions League

Assista também

*Pablo Brito é estagiário sob a supervisão de Diogo Maçaneiro

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC