A pedido da cliente que é chef de cozinha, o arquiteto Rico Mendonça deu início ao trabalho de reforma deste imóvel de 100 metros quadrados, no bairro João Paulo, em Florianópolis, priorizando, é claro, a cozinha.

Continua depois da publicidade

– A área gourmet é o coração da casa, por isso, decidimos abri-la por inteiro. A melhor solução foi integrá-la com a sala – diz o profissional.

A varanda com churrasqueira que existia saiu de cena para ampliar a sala. Com a modificação, o arquiteto aproveitou para criar o canto da leitura, mais próximo da janela. Na reforma, o social ainda ganhou um lavabo.

Como o espaço físico da sala foi reduzido para a construção do lavabo, Rico usou o recurso do espelho numa das paredes da sala, criando um grande painel e duplicando o ambiente de jantar.

– O projeto partiu de um conceito prático. A cliente buscava algo funcional, com poucos móveis e sem frescuras. Era preciso ter cara de casa – ressalta o arquiteto.

Continua depois da publicidade

À linguagem contemporânea do projeto de interiores, o arquiteto agregou soluções personalizadas. Móveis do antigo apartamento da proprietária foram resgatados e repaginados, a exemplo do mobiliário do jantar e do baú no estar.

No quesito cores, aparece uma paleta de tons que varia entre o branco, o nude, o cinza e o preto. No projeto luminotécnico, Rico valorizou a iluminação embutida para dar aconchego aos espaços e luz pontual para destacar alguns nichos.

A dona deste imóvel é formada em Paris pela Le Cordon Bleu. O marido é empresário. Foi na Cidade Luz, na França, aliás, que o casal se conheceu. Por isso, o arquiteto também buscou algumas referências de Paris e incorporou na proposta decorativa.

Um pouco disso está visível na suíte máster. Numa parede ao lado da banheira aparecem vários postais que estampam uma coleção de sapatos estilizados. Eles foram comprados pela chef de cozinha quando ela estudava Gastronomia na França e utilizados pelo arquiteto para humanizar a área íntima.

Continua depois da publicidade

Com a reforma, os dois quartos viraram a suíte máster. Um deles tinha varanda, que agora deu lugar à banheira e ao closet do casal. O banheiro foi aberto para o quarto com um grande pano de vidro aumentando o espaço visual.

A cozinha é destaque. O ambiente ganhou uma ilha e os imóveis de laminado preto

Foto: MARIANA BORO, DIVULGAÇÃO

A antiga varanda foi fechada e transformada no canto de leitura

Foto: MARIANA BORO, DIVULGAÇÃO

A varanda deu lugar ao closet do casal

Foto: MARIANA BORO, DIVULGAÇÃO

Atrás da cabeceira da cama, o papel de parede de listras lembra os apartamentos de Paris

Foto: MARIANA BORO, DIVULGAÇÃO

A coleção de cartões da proprietária, com sapatos estilizados, marcou a parede ao lado da banheira

Foto: MARIANA BORO, DIVULGAÇÃO