Um dono de uma transportadora foi preso, em Joinville, suspeito de liderar uma quadrilha de roubo de cargas. A Polícia Civil deu cumprimento ao mandado de prisão preventiva depois que as investigações começaram, em janeiro deste ano, para apurar a atuação de um grupo suspeito de forjar o roubo de uma carga de 25 toneladas de manganês. O inquérito foi encerrado no último dia 26.

Continua depois da publicidade

Além do dono da transportadora, o motorista do caminhão também foi preso em fevereiro. A polícia não informou a identidade dos envolvidos. A investigação do caso foi feita pela Divisão de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) da Diretoria de Investigações Criminais (Deic). Os investigados foram indiciados por furto qualificado, falsa comunicação de crime, cárcere privado, coação no curso do processo e associação criminosa.

O caso começou a ser investigado depois do registro do boletim de ocorrência do caso, no dia 17 de janeiro, em Guarulhos (SP). O motorista do caminhão relatou que a carga carregada três dias antes em Joinville com destino a Pindamonhangaba (SP) tinha sido roubada.

O condutor contou ter sido abordado por criminosos, ameaçado e mantido em cárcere privado, tendo sido abandonado em Guarulhos. Mas a Polícia Civil concluiu que o material, avaliado em R$ 400 mil, não chegou a sair do estado: o motorista teria simulado o roubo e, com outras pessoas, furtado a carga.

Continua depois da publicidade