O dono de um posto de gasolina de Lages, na Serra catarinense, foi denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por maus-tratos, na última sexta (6). Imagens feitas no dia 22 de julho mostravam funcionários do estabelecimento “içando” cachorros pelo pescoço para colocá-los em um caminhão. O vídeo gerou revolta na cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O posto é localizado na BR-282. Segundo a denúncia, assinada pela Promotora de Justiça Tatiana Rodrigues Borges Agostini, o empresário determinou que os funcionários retirassem os cachorros do local e os levassem para longe.

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que dois funcionários recolhem os animais em um caminhão. Eles foram levados até o bairro Pinheiro Seco, a cerca de oito quilômetros do posto, e abandonados sem água nem comida, o que configura maus-tratos, conforme o MP.

Homem que matou a ex-namorada grávida em Lages é condenado a 34 anos de prisão

Continua depois da publicidade

A denúncia tem o objetivo de que o empresário responda por atos que teriam ocorrido no estabelecimento. A Lei n. 9.605/98 prevê de dois a cinco anos de reclusão para o crime de maus-tratos, além do pagamento de multa.

Os dois funcionários que aparecem no vídeo aceitaram firmar acordos de não persecução penal com o MP para não enfrentarem ações judiciais. Eles confessaram as práticas e irão pagar R$ 1 mil, cada um. Os recursos serão destinados para a Polícia Militar Ambiental.

Relembre o caso

O vídeo causou revolta na comunidade de Lages. Após o resgate, os cachorros passaram pelo Centro de Controle de Zoonoses de Lages. Atualmente, eles estão na fila para adoção, segundo o MP.

Na época, o posto se pronunciou em nota. O estabelecimento afirmou que a retirada dos animais foi uma “medida em condição extrema”, pois os cachorros estavam “avançando” em clientes. Também disse que eles foram amarrados para “garantir a saúde e integridade dos funcionários”.

Continua depois da publicidade

Leia também

Vídeo flagra briga de trânsito que terminou em morte na BR-101, no Sul de SC