Atleta, administrador, pai, avô e amigo de muita gente. Assim é Angelo Cunha, o Indaial da Churrascaria Indaial. Aos 73 anos, do alto dos seus 1,86 m de altura, o senhor de voz grossa e bom papo garante que foi muito feliz com a vida que levou em Joinville.

Continua depois da publicidade

VÍDEO: conheça Angelo Cunha:

Ainda pequeno, aos 12 anos, na cidade onde nasceu e que lhe deu o apelido, Angelo foi campeão de leite e de raça com uma vaca holandesa que ganhou do pai. Talvez, a trajetória de vitórias e determinação tenha começado com o trabalho na roça e com a educação rígida que recebeu da mãe, descendente de alemães, e do pai, um descendente de portugueses apaixonado por esporte.

Jovem, Indaial foi para São Paulo e para o Rio de Janeiro, cidades nas quais trabalhou e praticou os esportes que tanto ama.

Continua depois da publicidade

– Joguei futebol e corri pelo Fluminense. O Rio de Janeiro era uma cidade muito linda e fiz muitas amizades por lá – conta.

Aliás, amigo é o que não falta na lista deste joinvilense de coração. Ele chegou à cidade aos 23 anos para trabalhar. Aqui, conheceu a primeira esposa, teve filhos e começou a colher os frutos do trabalho.

– Tínhamos lugares incríveis para sair. Casas como o Ginásticos, Harmonia-Lyra, Clube Joinville e mais o cinema Colon. Depois dos bailes, passávamos em uma padaria que vendia chineque e canecão de café. Era muito bom – relembra.

Há 25 anos, Indaial toca a churrascaria na rua Tijucas. O primeiro negócio ele comprou do ex-sogro e mudou o local da churrascaria duas vezes. É ali que ele encontra os amigos para almoçar, jantar ou apenas bater papo.

Continua depois da publicidade

– Posso dizer que sou rico pelos amigos que tenho. Meu maior hobby é pescar. Já viajei o País inteiro e nunca precisei ficar em hotel, pousada ou rancho de pesca. Sempre que viajo fico na casa de amigos.

Uma mesa cheia de medalhas e troféus revela o atleta que sempre existiu em Angelo. Ele competiu em todo tipo de esporte, do futebol ao bolão e do atletismo ao voleibol e ao dominó. Por 50 anos ele participou dos Jogos Abertos de Santa Catarina e de inúmeros campeonatos pelo Brasil.

Atualmente, por causa da idade e de um probleminha na perna ele não pratica mais tantos esportes, mas se aventura no dominó e no bolão. Dos bons hábitos de atleta, um ainda persiste na vida de Indaial: a alimentação balanceada.

Ele diz não ser fã de jantares porque acha difícil dormir com o estômago cheio e, por incrível que pareça, não é fã de carne vermelha.

Continua depois da publicidade

– Prefiro um peixinho mesmo porque não tenho paladar para carne. Tudo o que faço na churrascaria é com medida nos temperos. Como muita fruta, vegetais crus e leite, muito leite – diz ele, garantindo que esse é o segredo para ter uma boa saúde.

Atualmente, depois de dois casamento e sete filhos – o mais velho tem 45 anos e o mais novo, 13 – Indaial diz ter recebido tudo de bom que a vida poderia lhe dar.

– Vivi muito bem. Aproveitei as oportunidades e tive momentos incríveis. Criei filhos maravilhosos e me orgulho da minha família. Posso dizer, sem dúvida, que adorei e adoro a minha vida – encerra.