O dono da Livraria Cultura, Pedro Herz, de 83 anos, morreu na manhã desta terça-feira (19), em São Paulo. A confirmação da morte foi feita através de uma nota publicada pela assessoria de imprensa do grupo. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a nota, o corpo de Herz será velado no Cemitério Israelita do Butantã a partir das 10h desta quarta-feira (20). O enterro deve ocorrer às 12h. Na publicação de pesar da Livraria Cultura, o motivo da morte não foi revelado.

Morre namorado de tenista número 2 do mundo

“É com profundo pesar que a família Herz comunica o falecimento do renomado livreiro Pedro Herz aos 83 anos, na madrugada de hoje. Pedro Herz foi um visionário no campo editorial, tendo desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da literatura em nosso país. Sua paixão pela leitura e seu compromisso em tornar os livros acessíveis a todos deixaram uma marca indelével na comunidade literária e além”, diz a nota.

Continua depois da publicidade

Livraria Cultura

A Livraria Cultura foi fundada em 1947 pela mãe de Herz, Eva, e chegou a ter 1,3 mil funcionários e faturar R$ 230 milhões. Desde 2015, porém, vinha enfrentando forte crise por conta do encolhimento do mercado editorial.

Em 2018, a empresa entrou com pedido de recuperação judicial. Anos depois, chegou a ter a falência decretada pela Justiça e fechou as portas inclusive de lojas icônicas, como a do Conjunto Nacional. Em junho de 2023, após conseguir uma liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para suspender sua falência, a Livraria Cultura reabriu as lojas na capital paulista e em Porto Alegre.

Leia também

Quem é a escritora catarinense que entrou na lista dos livros mais vendidos no Brasil

Livraria fecha acordo com UFSC e permanece na universidade

Livrarias de SC usam criatividade para desviar de crise do mercado