Poderosas consumidoras, o que quer e o que pensa a nova mulher brasileira, de Andiara Petterle e Bruno Maletta (Sophia Mind), é meu atual livro de cabeceira. Traz uma pesquisa bem interessante sobre a importância da mulher no consumo nacional. Está sob o escopo dela (ou melhor, nosso) 66% de tudo o que é consumido pela família. As brasileiras são o maior mercado consumidor do país, movimentando R$ 1,3 trilhão em bens e consumo. Uau, que poder!
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Sem dúvida, alavancado na última década quando as mulheres deram um salto – vale ressaltar que elegante com os pezinhos e seus scarpins devidamente erguidos – rumo à conquista de postos de liderança no mercado profissional.
Como somos assim um tanto complexas, às vezes histéricas, outras doces, intrigadas, inquietas, em geral “prafrentex” – mas complicadinhas, vai – esta década também marcou um turbilhão de dilemas concentrados basicamente na tríade comportamento, moda e beleza.
É aqui a grande contribuição da nossa menina dos olhos, a Revista Donna, publicada há exatos 10 anos no Diário Catarinense. Ao se debruçar sobre o período, o repórter Cristiano Santos percebeu um mosaico das principais questões femininas e de como elas evoluíram – do tratamento inibido dado ao sexo a reportagens mais reveladoras sobre o tema; da beleza como ambição puramente estética para uma relação mais sincera entre ser bela e autoestima.
Mulherões catarinenses fazem parte desta história. Contribuíram para a solidificação das conquistas femininas, logo protagonizaram capas históricas do Donna. Vera Fischer foi a primeira. Sônia Hess, a cabeça pulsante à frente da camisaria Dudalina, foi uma das estrelas do Donna em 2012, quando a revista passou por uma reformulação e ganhou uma embalagem em papel couché. A colunista Martha Medeiros é outro ganho destes novos tempos do Donna. A top Aline Weber, da cidade de Seara no Oeste do Estado, mas que mora em Nova York e se destaca no cenário internacional de moda, é a estrela da capa deste domingo, simbolizando uma mulher cosmopolita e multitarefada.
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Neste domingo, dia em que o DC também faz aniversário – 27 anos -, o Donna crava uma década de parceria com as mulheres. Agora nosso objetivo é intensificar a participação dos leitores, homem ou mulher, nesta trajetória. Mande para nós a sua sugestão, a sua crítica, os assuntos que devem estar no Donna. Você é nosso convidado.