Em uma disputa acirrada e cheia de emoções, o Donfeng Race Team cruzou a linha de chegada da sexta etapa da Volvo Ocean Race no fim da noite desta quarta-feira. A diferença foi de apenas três minutos para o Abu Dhabi, que chegou em segundo a Newport, nos Estados Unidos. Ambos fizeram o percurso de 5 mil milhas náuticas em 17 dias e 9 horas.

Continua depois da publicidade

A vitória marca a recuperação da equipe chinesa, que quebrou o mastro na etapa anterior e saiu da liderança da competição. Em Itajaí, a equipe comandada por Charles Caudrelier fez a troca do material, mas teve pouco tempo para se preparar para a largada.

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Continua depois da publicidade

– Todos fizeram um magnífico trabalho a bordo! Essa foi a chave para essa conquista. Foi uma etapa que nos exigiu muito da parte tática desde a saída do Brasil. O Abu Dhabi forçou bastante até o fim e aumentou ainda mais a importância da nossa vitória – disse Caudrelier.

O velejador também comentou sobre a disputa com o barco árabe e a pequena diferença entre eles:

– Foi tudo muito difícil. Acho que por umas 10 vezes conseguimos achar uma rajada boa e abrir, mas em todas o Abu Dhabi nos alcançava. Eles chegaram a nos passar quase no final, mas conseguimos vencer.

Logo depois da largada em Santa Catarina, o Dongfeng também sofreu com o dessanilizador quebrado. O equipamento que transforma água salgada em potável é fundamental para a vida a bordo e os chineses cogitaram a desistência.

– Tivemos que parar por 12 horas e esse tempo numa regata tão igual é precioso – relata o comandante.

Continua depois da publicidade

Abu Dhabi segue na liderança

Mesmo com a vitória, o Dongfeng não conseguiu recuperar a liderança na classificação geral, que permanece com o Abu Dhabi. São seis pontos de vantagem para os árabes. O comandante Ian Walker ficou feliz pelo desempenho do seu time e destacou o resultado.

– Foi um final muito apertado. Ficamos em segundo, uma posição importante para a classificação geral. Obviamente nós queríamos vencer, mas saímos satisfeitos da prova – avalia.

O Abu Dhabi soma 11 pontos perdidos contra 17 do Dongfeng. O barco holandês Team Brunel, que chegou em terceiro lugar a Newport, tem 21 pontos. Na madrugada desta quinta-feira também cruzaram a linha de chegada os barcos Mapfre e Alvimedica. O último a chegar na cidade será o Team SCA – a previsão é que o veleiro atraque na cidade norte-americana ainda hoje.

Classificação geral:

1º Abu Dhabi Ocean Racing – 11 pontos

2º Dongfeng Race Team – 17 pontos

3º Team Brunel – 21 pontos

4º Team Alvimedica – 24 pontos

5º Mapfre – 24 pontos

6º Team SCA – 29 pontos

7º Team Vestas Wind** – 44 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

Continua depois da publicidade

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.