Continua depois da publicidade

Se você é um torcedor que não costuma acompanhar com atenção todas as informações do JEC, provavelmente será surpreendido com esta notícia. Talvez ficaria até mais surpreso ao ver o treino coletivo de quarta, no CT do Morro do Meio.

Isso porque a grande novidade entre os titulares do JEC foi o zagueiro Rafael Donato, que chegou a figurar na lista de dispensas do clube. Na reformulação proposta pelo técnico Lisca durante a Olimpíada, Donato apareceu como um dos atletas fora dos planos da comissão técnica.

Veja a tabela da Série B

À época, a saída dele era justificada em razão de uma possível transferência para o futebol turco – fato que não aconteceu.

Continua depois da publicidade

Sem o acerto, o zagueiro ficou na cidade, mas treinava longe do grupo principal. Após a saída de Lisca, a situação mudou.

Leia mais notícias sobre o JEC

Na segunda-feira, Rafael Donato e o atacante Erick Luís voltaram a ganhar espaço no elenco. Na terça-feira, o zagueiro apareceu entre os titulares na segunda metade do treino. Nesta quarta, ocupou o lado direito da defesa e não saiu dos titulares em nenhum momento.

Se a tendência se confirmar, Donato, antes fora dos planos do JEC, será titular contra o Avaí.

A condição de titular não chega a ser uma novidade para o zagueiro. Ele esteve no time principal em 20 das 21 partidas que fez pelo Tricolor. Na maioria das vezes, teve como companheiro Bruno Aguiar – que passou a atuar pelo lado esquerdo.

Continua depois da publicidade

Na chegada de Lisca, Donato jogou ao lado de Ligger e Fabiano Eller. No melhor momento, deu duas assistências na vitória do JEC sobre o Goiás, na Arena, por 2 a 1. No entanto, no jogo seguinte, alegou estar lesionado aos 27 minutos do primeiro tempo do jogo contra o Oeste.

Após ser substituído, comunicou ao departamento de futebol que havia recebido uma proposta do futebol turco. Logo depois do duelo diante do Vila Nova (do qual não participou), o defensor passou a ser uma carta fora do baralho tricolor.

Além de Donato, Ramon montou a equipe com: Jhonatan, Reginaldo, Ligger e Diego; Naldo, Everton Silva, Paulinho Dias, Tinga e Aldair; Jael. O esquema permaneceu o mesmo do treino de terça: o 4-1-4-1.

Continua depois da publicidade

Na manhã desta quinta na Arena Joinville, Ramon comandará a última atividade antes do clássico. O treino será aberto para imprensa e torcida, mas não será possível registrar imagens.