O candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, do Partido Republicano, votou por volta das 13h30min desta terça-feira (5). Ele votou em um centro recreativo em Palm Beach, na Flórida. Ele estava acompanhado da esposa, Melania. Trump deve acompanhar a apuração em casa, na mesma cidade.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em outros anos, o ex-presidente havia votado de forma antecipada, mas desta vez deixou para registrar o voto no dia oficial da votação. A adversária de Trump, Kamala Harris, do Partido Democrata, votou antecipadamente pelo correio, no domingo.

A chegada do ex-presidente foi marcada por um grande comboio e carros do Serviço Secreto dos Estados Unidos. Ele chegou em um carro preto até o interior de uma tenda em que ocorre a votação.

Após o voto, ele deu uma entrevista coletiva em que respondeu a perguntas de jornalistas sobre a campanha. Trump disse observar uma “onda” de eleitores conservadores que decidiram ir votar nesta terça-feira e afirmou não ter nada de que se arrependa ao longo da campanha.

Continua depois da publicidade

— Eu diria que esta foi a melhor campanha de todas — afirmou.

Ele evitou declarações mais fortes ou polêmicas, mas insistiu na tese de que o uso de votos de papel poderia fazer com que a apuração ocorresse de forma mais rápida.

Trump definiu a imigração como o tema mais importante da eleição e disse que o país não pode deixar pessoas cruzarem a fronteira porque, nesses grupos, haveria traficantes e terroristas.

— Há uma grande gama de pessoas que não deveria estar no nosso país. É o tema mais importante da eleição — disse.

Veja fotos antigas de Donald Trump

Continua depois da publicidade

Trump também disse acreditar em uma vitória e que não crê em nenhum tipo de violência após a eleição, porque “seus apoiadores não são violentos”. Trump também fez críticas à apresentadora Oprah Winfrey, apoiadora declarada da rival Kamala Harris. Ele disse que ela chegou a desejar ser candidata a vice dele e que seria uma pessoa que “divide muitas opiniões” nos Estados Unidos.

A Flórida, que já foi considerada um estado-pêndulo, nos últimos anos passou a apontar preferência pelo Partido Republicano, o que leva a um amplo favoritismo para Trump. A disputa principal tem se concentrado nos estados com maior grau de indefinição, como a vizinha Georgia e a Pensilvânia.

Leia também

Acompanhe a apuração em tempo real das eleições presidenciais nos Estados Unidos

De Musk a Kanye West: veja famosos que apoiam Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos

Por que as eleições presidenciais nos Estados Unidos são importantes para SC e o Brasil