O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi condenado nesta quinta-feira (30) por fraude contábil no processo que envolve uma atriz pornô. Conforme a acusação, ele ocultou o pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz Stormy Daniels na eleição de 2016, quando derrotou Hillary Clinton, do Partido Democrata.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme o g1, Trump, que é candidato novamente, foi condenado por unanimidade no tribunal de Nova York. Ele foi declarado culpado em todas as 34 acusações pelos 12 integrantes do colegiado. Ao deixar o tribunal, o ex-presidente atacou o juiz e disse que o “verdadeiro veredito” virá em novembro, na eleição.
O juiz do caso, Juan Merchan, ainda vai determinar a pena. A decisão deve sair em 11 de julho. Na pior das hipóteses, Trump pode pegar 4 anos de prisão. Mesmo condenado, Trump pode disputar a eleição e governar, se vencer. Inclusive se for preso. Não há nada na lei americana que o impeça.
No entanto, analistas americanos consideram pouco provável que o ex-presidente vá para a cadeia. Isso porque as 34 acusações se referem a crimes de Classe E, considerados leves em Nova York.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Brigadeirão e suspeita de envenenamento: o que se sabe sobre a morte de empresário no RJ