Em Renascer, uma novela da década de 90 de Benedito Ruy Barbosa que voltou às telas da Globo com o remake de Bruno Luperi, a personagem Dona Patroa ganha novos rumos a partir desta segunda-feira (6). Interpretada por Camila Morgado, ela é casada com o Coronel Egídio (Vladimir Brichta) e fica conhecida nos 90 primeiros capítulos por ser uma mulher religiosa e criada para cumprir seu papel de esposa devota.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Qual é o nome de Dona Patroa e sua “transformação” em Renascer
A “transformação” da personagem inicia a partir do momento que ela sai da casa de Egídio e começa a renunciar a alcunha de Dona Patroa, dada por ele. Longe do tratamento controlador do marido, a mulher busca ajuda de sua filha Sandra (Giullia Buscacio), que vive na antiga casa de Dona Jacutinga (Juliana Paes).
Continua depois da publicidade
Durante a reabertura da casa de Jacutinga como local para festas e após ter sido acolhida por Sandra, Dona Patroa permite se divertir e acaba se embebedando no forró. Durante esse momento de liberdade, a personagem interpretada por Camila Morgado afirma que seu nome é, na verdade, Iolanda Fernandez de Brito.
Novo relacionamento de Iolanda
A revelação é presenciada por Rachid (Almir Sater), o libanês que administra a nova Casa de Jacutinga com Sandra. O personagem foi responsável por costurar a pele de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) na primeira fase de Renascer e também já revelou que foi casado com Marianinha, irmã de Maria Santa (Duda Santos).
Com anos de viuvez, Rachid nunca mais se relacionou com ninguém, mas Iolanda chama atenção do libanês nesse primeiro encontro inesperado durante o forró na casa de Jacutinga. Na versão original da novela, Dona Patroa dança com Rachid e depois que o forró acaba, compartilha com Sandra como foi essa experiência:
Continua depois da publicidade
— Pela primeira vez na minha vida eu senti, Sandra, que eu não era de ninguém. Eu era de mim. — confessa.
Em Renascer de 2024, esse romance será desenvolvido ao longo da novela e pode seguir até os últimos capítulos da trama.
Veja fotos de Iolanda e Rachid em Renascer de 1993
Continua depois da publicidade
Em 1993, Dona Patroa, que se chama Iolanda Regina Monteiro, e Rachid assumem o novo relacionamento e no fim da novela vão embora do Brasil. Esse final pode se repetir em 2024, caso Bruno Luperi siga o enredo original de Renascer.
Na primeira versão de Renascer, Iolanda é interpretada por Eliane Giardini, Rachid é interpretado inicialmente por Luís Carlos Arutin. Em 1993, o Coronel Egídio é Teodoro, interpretado por Herson Capri e Luciana Braga dá a vida a Sandra.
Leia mais
Conheça o novo elenco de Renascer e compare com a versão original
Quem é Giullia Buscacio, atriz que interpreta Sandra no remake de Renascer
Enquete Renascer: Com quem João Pedro deve ficar no final da novela?