Dona Lurdinha, fundadora do Centro de Estimulação Visual e Apoio Pedagógico (Cevap) de Blumenau, foi eleita em votação popular a Blumenauense do Ano em 2024. O anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (19) no Neumarkt Shopping, e marca a cereja do bolo do Prêmio Viva Blumenau, que valoriza pessoas e projetos da cidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A voluntária é professora, psicóloga e pedagoga e ajuda crianças e adolescentes a enfrentarem os desafios da cegueira e da baixa visão. Para manter o Cevap funcionando, ela organiza jantares, pedágios e até mesmo rifas com produtos que recebe em doações. Atualmente, atende mais de 60 crianças e adolescentes de zero a 16 anos, de Blumenau e região, portadores de deficiência visual, baixa visão (visão subnormal) e cegos. 

O objetivo é apresentar jovens e crianças ao mundo, onde eles se sintam seguros, preparados para lidar com as adversidades do dia a dia, como cidadãos independentes.

— Esse prêmio é uma bênção. E eu só estou aqui porque desde o começo profissionais como oftalmologistas e neurologistas estiveram comigo, acreditaram no projeto, e até hoje são voluntários — disse Lurdinha ao receber a homenagem.

Continua depois da publicidade

Todos os vencedores do Viva Blumenau 2024

Leia também

Marca catarinense ganha cobiçada medalha de ouro no “Superbowl” dos chocolates nos EUA

Como um morro em Blumenau se tornou reduto de mansões e porto seguro dos milionários