Donald Trump ordenou, por decreto, nesta segunda-feira (27), a construção de um escudo antimísseis do tipo “Domo de Ferro” para os Estados Unidos, semelhante ao utilizado por Israel para interceptar milhares de foguetes. Com informações do O Globo. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

— Precisamos começar imediatamente a construção de um escudo de defesa antimísseis de última geração, o Domo de Ferro — disse o presidente dos EUA. 

Momentos depois, um funcionário da Casa Branca confirmou que Trump assinou o decreto “para desenvolver um ‘Domo de Ferro americana’, um escudo de defesa antimísseis para proteger o território dos EUA”.

O que é o “Domo de Ferro”? 

O Domo de Ferro é um sistema desenvolvido por Israel, com o apoio dos EUA, usado para abater foguetes de curto alcance. O equipamento interceptou milhares de foguetes desde que foi ativado no início da década passada, incluindo os lançados durante o conflito com o Hamas. Israel afirmou que o equipamento tem uma taxa de sucesso superior a 90%.

Continua depois da publicidade

— O sistema Domo de Ferro é usado contra foguetes. Então, ele pode ser usado inclusive contra ataques de drones. Mas Israel tem um sistema de defesa antiaérea para interceptar mísseis, que é o sistema Arrow, que a gente poderia traduzir como flecha ou seta, que é um sistema de defesa aérea Patriot, dos Estados Unidos, com mísseis próprios de Israel, especialmente para interceptar mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos — disse o professor de estudos estratégicos da Universidade Federal Fluminense (UFF), Vitelio Brustolin, à GloboNews.

Leia mais

Homem perdoado por Trump por invasão ao Capitólio é morto ao discutir com policial

Na mira de Trump: Brasileiros que podem ser deportados equivalem a população de cidade de SC