O calor que marcou presença em Santa Catarina continua marcando presença neste domingo (17). Contudo, uma frente fria que atua sobre o oceano somada a instabilidades atmosféricas e uma área de baixa pressão trazem pancadas de chuva que se deslocam do Oeste para o litoral ao longo dia.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A Defesa Civil de Santa Catarina explica que esse sistema encontrará uma atmosfera mais quente, o que fará ele se intensificar, provocando condições de temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual granizo. Também há risco para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos e quedas de árvores, assim como danos na rede elétrica.

O risco é moderado a alto para ocorrências relacionadas a temporais. As áreas de maior atenção são o Meio Oeste, os Planaltos Norte e Sul e o Vale do Itajaí. O aviso de atenção meteorológica tem início ao meio-dia de domingo e se estende até a madrugada de segunda-feira (18). Nas demais regiões, o risco é moderado.

A observação meteorológica de calor intenso continua até a noite de segunda-feira, com todo o Estado sob risco moderado para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

Continua depois da publicidade

As altas temperaturas, com máximas acima dos 30°C em todo o Estado e chegando aos 37°C no Extremo Oeste e Litoral Sul são provocadas pelo transporte de calor vindo da região Norte do país.

No domingo, as temperaturas mínimas devem ficar entre 16°C a 20°C nos planaltos e entre 20°C e 25°C nas demais regiões, com valores maiores no litoral. Já as máximas ficam entre 25°C e 30°C na região que faz divisa com o Rio Grande do Sul, e entre 30°C e 36°C nas demais áreas. Os locais onde deve fazer mais calor são Vale do Itajaí e Litoral Norte.

Segunda-feira terá virada no tempo

Já a semana começa com tempo firme, com um início de segunda-feira com sol entre nuvens. Entre a tarde e a noite o tempo deve virar, por influência dos mesmos fenômenos que alteraram o tempo nos dias anteriores. Chuva intensa, com raios, fortes rajadas de vento e possibilidade de granizo devem atingir o Estado, especialmente o Oeste.

De acordo com a Defesa Civil, o risco de ocorrências associadas a temporais é baixo. As temperaturas mínimas devem ficar entre 17°C a 20°C no Meio-Oeste e nos Planaltos, e entre 20°C a 24°C no restante do Estado. Já as máximas continuam acima dos 30°C, indo até os 35°C, com valores mais baixos na Serra.

Continua depois da publicidade

Veja imagens da semana de calor

Leia também

Cidades de SC têm “alerta de grande perigo” para calor intenso

Calor extremo vai até o fim do verão em SC