O décimo mês no calendário dos moradores do Vale do Itajaí é marcado pelas festas que transformam a região em um verdadeiro circuito de alegria e tradição para os foliões daqui e aqueles que nos visitam. Junto das festas, vemos a cor rosa tomar conta das ruas com o movimento Outubro Rosa, dedicado à conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
Consolidado, o movimento tem ações ao longo do mês para atrair a atenção e conscientizar a comunidade. A principal delas é a 11ª edição da Caminhada Rosa, promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer.
O evento estava marcado para este domingo (16), mas devido à previsão de chuva, a organização anunciou na noite deste sábado (15) o adiamento da caminhada. A nova data agora será o próximo domingo, dia 23, às 9h.
A caminhada tendo como ponto de partida e chegada a prefeitura de Blumenau, com passagem pelas principais ruas do Centro.
Continua depois da publicidade
— Vista-se de rosa, venha caminhar com a gente e vamos colorir as ruas de rosa para lembrar toda a comunidade da importância da prevenção e do diagnóstico precoce — diz Sueli Cristofolini, presidente da entidade em Blumenau.
Em caso de chuva, a caminhada será cancelada. A programação da Rede Feminina para o Outubro Rosa tem outras atrações. Quem quiser, pode conferir uma exposição com fotos de mulheres mastectomizadas no Norte Shopping. As voluntárias da entidade participarão dos desfiles da Oktoberfest em duas oportunidades: no sábado (15) e na próxima quarta-feira (19).
A fé também é importante na luta contra o câncer, por isso, dois eventos religiosos integram a programação. No dia 22, às 19h, haverá uma missa na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Garcia. No dia 30, às 9h, ocorrerá um culto na Igreja Luterana do Espírito Santo, no Centro.
A Rede Feminina de Blumenau também promove uma série de palestras de prevenção. As conversas são gratuitas ocorrem em empresas, escolas, igrejas e outros lugares ao longo do ano e se intensificam neste mês. De acordo com Sueli, pelo menos 90 palestras estão agendadas em outubro. Os interessados podem entrar em contato pelo (47) 99997-5200 e fazer o agendamento.
Continua depois da publicidade
> Como a pandemia impactou no combate e prevenção ao câncer de mama
Busca por nova sede
Com a sede da entidade interditada na Rua Itajaí por conta de um deslizamento de rochas que ocorreu no início de setembro, a Rede Feminina de Blumenau vive um momento de readequação da rotina de atendimentos. No momento, ocupa duas salas no 3º andar da Renal Vida. Em uma delas, são atendidas as mulheres que têm resultados de exames preventivos e mamografias para buscar. Em outra, a fisioterapeuta da RFCC faz os atendimentos agendados.
Enquanto isso, a entidade prepara-se para ocupar algumas áreas no Celp, no Garcia. Segundo a presidente, a intenção é abrir parte dos atendimentos de maneira provisória no novo local já na próxima semana. Mas ela não precisou uma data. Ao mesmo tempo, a entidade busca outro local que possa ocupar como sede definitiva.
Por isso, o Jantar Outubro Rosa, que está marcado para o próximo dia 27, às 19h30min, no Tabajara Tênis Clube, ganha ainda mais relevância. É através do evento que a entidade capta recursos para custear os serviços ofertados à comunidade. Os convites custam R$ 200 e são vendidos pelas madrinhas e também na própria Rede. Quem quiser mais informações, pode consultar pelo (47)99997-5200.
Serviço
Quando: domingo, dia 23
Horário: largada às 9h
Trajeto: saída da prefeitura, segue pela Rua Amadeu da luz até a Rua 7 de Setembro, segue até a Alameda Rio Branco, cruza até a Rua XV de Novembro e retorna até a prefeitura pela mesma via.
Continua depois da publicidade
Ingresso: gratuito
Se chover, a caminhada será cancelada