As chuvas deste sábado não trouxeram consequências graves para a região de Joinville. O alerta, no entanto, segue mantido pela Defesa Civil para este domingo. De acordo com o meteorologista do Grupo RBS, Leandro Puchalski, também permanece o estado de atenção no Planalto Norte.
Continua depois da publicidade
No sábado pela noite, a situação era tranquila em Joinville. Para o domingo, era esperado chover 140 milímetros. A última previsão diminuiu o acumulado para 80 mm. Um número ainda bastante considerável, como lembrou o coordenador de prevenção da Defesa Civil, Maiko Richter.
Segundo o coordenador da Defesa Civil da regional Norte, Edival Pereira, há preocupações com as cidades de Corupá e Jaraguá do Sul. Se o nível do rio Itapocu aumentar durante a madrugada, as águas podem atingir os pequenos afluentes, como o Piraí e o rio Águas Vermelhas, em Joinville, e causar possíveis alagamentos. Mas até a noite deste sábado, o rio Itapocu estava apenas 80 centímetros acima da média.
Para tarde deste domingo, a maior parte do Estado permanece com tempo instável. A chuva deve diminuir, variando entre 5 e 15 mm.
Continua depois da publicidade
Pancadas isoladas de chuva voltam a ocorrer entre o fim da tarde e durante a noite no Litoral e Vale do Itajaí, com volumes entre 20 e 30 mm, com pontuais muito isolados de 40 e 50mm – especialmente no Litoral Norte – informou a Epagri/ Cira, órgão responsável pelas previsões meteorológicas em Santa Catarina.
Já na segunda-feira, a condição de chuva significativa diminui.