Eles querem mostrar que os cidadãos se importam com as mudanças climáticas, por isso vão às ruas de todo planeta. Quem provoca essa reunião de pessoas engajadas é a Avaaz – palavra que significa voz em vários idiomas da Europa, do Oriente Médio e da Ásia -, uma comunidade que mobiliza pessoas via internet. A caminhada, em Joinville, começa na Praça Nereu Ramos, na rua do Príncipe, às 10 horas de domingo.
Continua depois da publicidade
Em todo Brasil e no mundo haverá reuniões que intencionam lembrar exigir dos líderes mundiais que se reúnem para discutir o clima do planeta na ONU o compromisso de limitar o aquecimento global em 2ºC. A alternativa para atingir esse objetivo, de acordo com a organizadora do evento em Joinville, Shirley Alves Loos, é trocar as fontes de energia. Ao invés de combustível fóssil, por exemplo, que se use energia solar ou eólica, que vem dos ventos.
A conferência climática da ONU em Nova York ocorrerá na próxima terça-feira e, de acordo com a avaliação de Loos, deve ser um ocorrência histórica.
– Mandaremos fotos e filmagens destas paralisações para lá. Teremos 15 min nesta conferência para provar ao mundo que as pessoas se importam! – garantiu a organizadora.
Continua depois da publicidade
Shirley criou uma página no Facebook pra convidar amigos ao evento. Neste sábado, ela lembrou a todos do compromisso:
– Bom dia! É amanhã… Vamos! Leve seu coração verde, sua camisa o que for… Leve seus filhos e amigos e vamos fazer a diferença… Mostrar que nos importamos!