A fé pode se manifestar de várias formas. Para algumas pessoas, no azul de um céu de verão. Para outras, nos cânticos e ensinamentos de uma missa. Para os cristãos que foram à igreja para celebrar o Domingo de Ramos em Blumenau neste fim de semana, a fé se manifestou em uma certeza: de que não há época mais valiosa do que a Semana Santa para renovar a confiança nas lições deixadas por Jesus. Perto das 9h, sob céu nublado, várias famílias se reuniram no pátio da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro, para dar início aos ritos que relembram a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Continua depois da publicidade
Com água benta, o padre João Bachmann abriu a missa caminhando entre os fiéis, que cantavam, e abençoando os ramos levados de casa por eles ou entregues pela própria igreja.
– Que sejamos todos conduzidos pelo Senhor neste período que mais uma vez nos dá a certeza da força Dele em nossas vidas – pediu o padre.
Ainda no pátio foi lido um trecho do evangelho e logo após todos seguiram rumo ao interior da catedral, onde mais uma vez o padre abençoou os ramos. Durante a missa, que durou pouco mais de uma hora, as pessoas ouviram sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, mencionada nos evangelhos dos apóstolos Marcos, Mateus, Lucas e João.
Para a aposentada Ervil da Silva, 84 anos, a história é mais uma prova da importância de ir à igreja todos os anos na época da Páscoa:
Continua depois da publicidade
– Pra mim é mais significativo do que o Natal. Não como carne, rezo mais e depois da missa deixo o galho secar em casa como símbolo da minha fé – diz ela.
Quem também não deixa de ir com a família para a catedral anualmente é o motorista Luiz Simas, 52 anos. Ao lado da esposa e da filha de 12, que foi coroinha na missa de domingo, ele ouviu atentamente às palavras do padre antes de tomar a comunhão e rezar para pedir proteção:
– É esse o significado pra mim. É uma época de conversão, paz, renovação. Guardamos o ramo no armário, em casa, e queimamos as folhas bentas aos poucos – comenta Luiz.
Segundo a Bíblia, o Domingo de Ramos marca a entrada de Jesus em Jerusalém e o início de seu processo de entrega para a salvação da humanidade. Quando Cristo entra na cidade sentado sobre um jumento, simboliza o domínio do homem sobre a mente, uma nova era que se inicia. A partir daí começa a Semana Santa, que culmina na sexta-feira da crucificação e no domingo da ressurreição de Cristo.
Continua depois da publicidade
Mais duas missas estão programadas para este domingo na Catedral São Paulo Apóstolo: uma às 17h e outra às 19h.