O domingo de carnaval foi de praias cheias em Florianópolis e, para conseguir colocar os pés na areia, muita gente enfrentou filas na Capital. Com os termômetros na casa dos 30°C, o dia de sol e céu azul deixou as condições mais do que favoráveis para moradores e turistas fazerem uma visita às praias da região. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Apesar do cancelamento de eventos apoiados e promovidos pelo poder público, a expectativa era de que a movimentação durante o carnaval fosse realmente intensa no litoral catarinense, até pelo fato de eventos privados não terem sido cancelados. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC), em cidades como Florianópolis e Balneário Camboriú, a ocupação dos hotéis à beira-mar poderia ficar acima de 80% entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março.

Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Luciano Pereira Oliveira, a tendência é que os turistas comecem a sair da cidade nesta segunda-feira (28) e o alerta se volta para a movimentação nas estradas. 

Continua depois da publicidade

​Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), existem horários menos recomendados para o condutor pegar a estrada e é possível se organizar para fugir do fluxo intenso nas vias. 

— Os piores horários para viajar serão na sexta-feira, no final de tarde e noite, e na terça-feira no final de tarde e noite. Os melhores horários, considerando que todos pretendem chegar o quanto antes no destino e sair o mais tarde possível de onde estarão passando o carnaval, seria ir no sábado pela manhã e retornar na terça-feira pela manhã. Sempre que possível o ideial é viajar durante o dia e evitar a estrada durante a noite e madrugada, pois o cansaço e o sono são extremamentes prejudiciais à segurança viária — afirma o tenente-coronel Marcus Vinicius dos Santos, comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária.

A polícia alerta ainda que os condutores devem respeitar as leis de trânsito e não utilizar celular ao volante, não ultrapassar em locais proibidos e não dirigir após ingerir bebida alcóolica. Segundo a PMRv, essas tendem a ser as principais causas de acidentes nesse período do ano. 

— Na madrugada de hoje fizemos uma barreira da Lei Seca e vamos continuar intensificando as ações. Até o término do carnaval, outras operações vão acontecer no estado. Infelizmente todos os anos uma das principais causas de acidentes é a ingestão de bebida alcoólica, quando as pessoas perdem os filtros mentais, excedem a velocidade e causam os acidentes — ressalta o Cabo Rodrigo Costa, da PMRv.   

Continua depois da publicidade

Leia também  

EUA faz alerta global após Putin acionar força nuclear contra Ucrânia

Tiago Abravanel aperta botão de desistência e sai do BBB 22

Mega-Sena acumula e próximo prêmio é de R$ 57 milhões; apostas de SC ganham na quina