O professor e escritor Domício Proença Filho é o novo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito na tarde da última quinta-feira, em sessão realizada no Petit Trianon, sede da instituição, no centro do Rio de Janeiro, por unanimidade dos votos dos 40 acadêmicos. O escritor vai substituir no ano de 2016 o poeta, ensaísta, crítico literário e tradutor Geraldo Holanda Cavalcanti, que dirigiu a ABL nas duas últimas gestões.
Continua depois da publicidade
Prêmio São Paulo de Literatura elege “Tempo de Espalhar Pedras” como o melhor romance de 2014
Carioca, nascido em 1936, Domício Proença Filho é o segundo negro a presidir a academia, depois do fundador Machado de Assis. A chapa que ele encabeça também traz uma novidade, a presença de duas mulheres, ambas ex-presidentes da Casa, as escritoras Nélida Piñon, secretária-geral, e Ana Maria Machado, primeira-secretária. Os demais integrantes são os acadêmicos Merval Pereira, segundo secretário, e Marco Lucchesi, tesoureiro.
Perguntas e respostas sobre o fechamento da Cosac Naify
Autor de 65 livros, entre obras didáticas, de crítica e ensaio, poesia e ficção, Domício Proença Filho viveu sua infância e adolescência na Ilha de Paquetá, onde fez o curso primário numa escola pública. Depois, cursou o ginasial e o clássico no Colégio Pedro II e se formou em Letras Neolatinas pela Faculdade Nacional de Filosofia, da então Universidade do Brasil, hoje UFRJ.
Continua depois da publicidade
Câmara Brasileira do Livro anuncia os ganhadores do 57º Prêmio Jabuti
Professor emérito e titular da cadeira de literatura brasileira na Universidade Federal Fluminense (UFF), hoje aposentado, Proença Filho lecionou ainda em outras universidades cariocas e ministrou cursos de literatura brasileira em universidades estrangeiras. Também produziu programas para o Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação (MEC) e criou projetos culturais, como a Bienal Nestlé de Literatura. Na ABL, ocupa a cadeira 28, para a qual foi eleito em 2006, sucedendo ao acadêmico Oscar Dias Corrêa.
Daniela Neu é a grande vencedora do Açorianos de Literatura
Após o anúncio dos eleitos, os votos foram incinerados, como manda a tradição da Casa. A posse da nova diretoria da ABL será no próximo dia 17, às 17h, também no Petit Trianon.
* Agência Brasil