Bispo da Diocese de Blumenau por quase seis anos, Dom José Negri está na Itália se preparando para a nova missão como bispo coadjutor da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo. Durante a viagem o religioso se encontrou com o papa Francisco na quarta-feira passada no Vaticano. O bispo recebeu a bênção do pontífice para a nova missão, que começa dia 17 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Essa foi a segunda vez que Dom José esteve com o Papa. A primeira foi na Jornada Mundial da Juventude, realizada em julho do ano passado no Rio de Janeiro. De acordo com ele, Francisco demonstrou-se muito interessado no trabalho que desenvolverá na próxima Diocese.
– Vi um sentido profundo de unidade e comunhão entre nós. Senti conforto e ânimo para ser confirmado na minha fé e vocação episcopal – disse Negri, que retorna a Blumenau sexta-feira.
O encontro entre os dois ocorreu durante a Audiência Papal, que acontece semanalmente às quartas-feiras no Vaticano. A cerimônia foi acompanhada por milhares de fiéis, além de bispos e cardeais. Dom José Negri aproveitou a estadia na Europa para resolver questões burocráticas sobre a reforma do Seminário Interdiocesano de Brusque.
Despedida
Continua depois da publicidade
No dia 14 de dezembro, às 19h, o bispo realiza uma missa de ação de graças na Catedral São Paulo Apóstolo. Dom José quer agradecer ao povo da diocese pelos seis anos de episcopado. Em janeiro assumirá o cargo de coadjutor, onde ajudará Dom Antônio Fernando Figueiredo, titular de Santo Amaro. Ele também terá o direito de suceder o bispo titular, que está à frente da comunidade desde 1989.