Nesta quarta-feira (07) os militares do 2º Batalhão da Força de Paz da ONU, que devem ir para a missão do Haiti, fizeram uma simulação de ajuda humanitária nas dependências do Centro Educacional Dom Jaime Câmara, na Palhoça – que está vinculado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). O grupo realiza atividades de treinamento no local até o dia 16 de março. As ações são resultado da parceria entre o Governo do Estado, através da SST, que cedeu espaço no Centro Educacional para o treinamento. “Ficamos felizes em poder colaborar com as tropas e agradecidos pelo trabalho que fizeram em prol dos catarinenses e, em especial, para a comunidade da região”, disse o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva.

Continua depois da publicidade

Uma nova simulação acontece no próximo sábado (10) pela manhã com a participação dos militares da 3ª Cia de Fuzileiros de Força de Paz e do Esquadrão de Fuzileiros de Força de Paz. Além do atendimento na área de clínico geral e pediatria, acontece a orientação odontológica, emissões de carteira de identidade e carteira de trabalho. Também são realizados cortes de cabelos, palestras, exibição de vídeos e exposição de veículos militares antigos e distribuição de cestas básicas, para pessoas cadastradas previamente junto ao Dom Jaime.

O treinamento dos 142 militares que estão sediados no Dom Jaime também consiste em reproduzir o ambiente de uma base de apoio, o mais próximo possível dos moldes que encontrarão na missão. É nessa base de apoio que é feito o detalhamento das ações ordenadas pelo comando geral. É da base de apoio também que saem os grupos para a execução das atividades de rua.

Faz parte ainda da parceria de uso, a colaboração dos militares com a reforma de um telhado no Centro Educacional. As melhorias serão executadas em parceria com o batalhão de engenharia do Exército. A primeira tropa de militares embarca para o Haiti em abril.

Continua depois da publicidade