Os estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana – da grife Dolce&Gabbana – colocarão os homens de joelhos na próxima campanha publicitária, depois que, em 2007, mulheres apareceram dominadas em um anúncio que gerou polêmica na Itália e na Espanha, e que acabou sendo retirado.

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– A próxima (publicidade) que sairá em poucos dias contém alguns homens de joelhos, rezando. O fotógrafo Steven Klein capturou com essa foto a essência de nossa coleção barroca. Certamente, dirão que ofendemos a religião. No entanto, pode ser interpretado como uma volta aos valores – afirma Gabbana, em entrevista publicada hoje pelo jornal italiano La Stampa. – O mal está nos olhos de quem vê. Em 1987, nossa publicidade sobre sutiãs foi muito criticada (…). Nós tínhamos desenhado essas peças com inocência, lembrando a lingerie de nossas mães – acrescenta.

A Dolce&Gabbana reconhece a importância do público masculino em sua marca, pois já representa 50% do faturamento da firma de moda, uma porcentagem que aumentou nos últimos anos, graças à mudança na concepção social do homem interessado pela moda.

– Hoje são mais livres, não têm medo de ser julgados. Entram nas lojas e escolhem sozinhos, sem necessidade de conselho. Não é mais como há algum tempo, que as lojas de moda eram para os homossexuais e as pessoas extravagantes – diz Gabbana.

O estilista afirma que as cantoras Madonna e Victoria, esposa do jogador David Beckham, são os únicos dois ícones da moda que ficaram na firma.

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– Desapareceram os personagens de referência. Só Madonna continua sendo um modelo a imitar, a única que soube adaptar seu estilo ao desenvolvimento dos tempos. Victoria Beckham também é um farol. E não é antipática como parece – afirma Gabbana.

Em 2007, um anúncio mostrando uma modelo no chão sendo segurada pelos pulsos, enquanto outros quatro contemplavam a cena, foi denunciado na Itália e na Espanha por associações de consumidores e órgão de defesa da mulher.