A moeda americana registra forte alta no mercado brasileiro. A cotação sobe 1,36% no mercado à vista, no qual é negociado a R$ 2,3820 – o patamar mais elevado em duas semanas. Nas casas de câmbio, o dólar é vendido na média de R$ 2,50.

Continua depois da publicidade

Esse comportamento reflete o robusto crescimento da economia dos EUA, que reforça a perspectiva de atrair capitais aplicados em países emergentes, como o Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) do país aumentou 4,1% no terceiro trimestre de 2013, diante de 2,5% nos três meses anteriores e estimativas em torno de 3,6%.

O otimismo se renova em Wall Street, que avança em torno de 0,4%, operando na marca recorde de 16.250 pontos. A bolsa brasileira, por sua vez, recua cerca de 0,3%, operando na faixa de 51,5 mil pontos. Os investidores temem uma queda nos investimentos externos, que poderia impactar os resultados das empresas. A reação econômica dos EUA, porém, não é totalmente ruim ao Brasil, pois existem várias companhias que devem aumentar os negócios para lá devido ao aquecimento do consumo.