As cotações da moeda norte-americana caem com força em todos segmentos como reflexo da divulgação de números sobre o emprego nos Estados Unidos. O dólar cai quase 2% no mercado à vista, sendo negociado a R$ 2,24 – o menor valor desde o fim de outubro. No segmento turismo, a moeda está cotada a R$ 2,32 no Banco do Brasil.
Continua depois da publicidade
Conforme dados do Departamento de Trabalho dos EUA, foram abertas 192 mil novas vagas em março, diante de 197 mil em fevereiro e estimativas de 200 mil postos. Com isso, a perspectiva é de que o Federal Reserve (o banco central do país) demore mais a começar a elevar os juros, que está previsto para meados de 2015, mas algumas fontes já levantavam a possibilidade de uma antecipação.
Para países de economia emergente, como o Brasil, a manutenção do atual nível do juro norte-americano, entre zero e 0,25% ao ano, é positivo em razão de que qualquer aumento tende a impactar os investimentos externos no país. Ou seja, uma alta do juro tornaria as aplicações nos EUA ainda mais atraente em relação ao Brasil.
No mercado acionário, a Bolsa de São Paulo (Bovespa) avança cerca de 0,6%, operando na faixa de 51,7 mil pontos.
Continua depois da publicidade