O dólar abriu nesta segunda-feira em baixa de 0,39% negociado a R$ 1,769 nos contratos de liquidação à vista na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F). O mercado de câmbio espera a divulgação do pacote de incentivo à indústria brasileira sem prever que o anúncio poderá trazer impacto pontual na cotação da moeda.

Continua depois da publicidade

Salvo alguma surpresa de última hora que não tenha sido antecipada, o pacote deve levar de dois a três anos para maturar e gerar algum impacto significativo para as empresas beneficiadas e para a economia como um todo.

Para o câmbio, a segunda-feira deve ser pautada, mais uma vez, pelo rumo externo, que começa tranqüilo e com indícios de operações expressivas de carregamento (“carry trade”), já que o iene, a moeda japonesa, típica nessas operações internacionais de especulação com a diferença de taxas de juros entre os países – está em queda acentuada.

O anúncio da nova política industrial brasileira ocorrerá esta manhã, na sede do BNDES, no Rio, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos dias, os exportadores ficaram retraídos, à espera das medidas, que deverão ter justamente as exportações no foco, num pacote de incentivos que prevê corte de custos, inclusive da contribuição patronal na folha de empresas exportadoras.

Continua depois da publicidade