A relativa redução das tensões no mercado financeiro não consegue conter a cotação do dólar nesta sexta-feira. Depois de uma abertura em baixa, a moeda norte-americana sobe frente ao real pelo terceiro dia consecutivo: por volta das 10h20min, o dólar era vendido a R$ 2,211, em alta de 0,27%.
Continua depois da publicidade
Sem novos dados negativos sobre a economia mundial, as bolsas têm um dia de relativa calmaria . Na Europa, os principais mercados registram altas moderadas. Na Ásia, o dia foi de recuperação, com exceção da bolsa de Tóquio.
Na quinta-feira, o pessimismo das bolsas com novos temores de uma forte recessão em 2009 fez subir a cotação da divisa norte-americana. O dólar fechou em alta de 4,05%, cotada a R$ 2,205 para a venda.
No dia, o Banco Central voltou a fazer venda direta de moeda no mercado financeiro – foram duas operações, uma às 11h50min e outra às 15h30min. O valor das vendas não foi informado pela instituição. A operação foi retomada após o agravamento da crise financeira internacional, depois de cinco anos de interrupção.
Entenda a crise
Continua depois da publicidade