O Croix Du Sud é oficialmente o 21º barco a receber a bandeirada entre os Classe40 da Jacques Vabre. Os australianos Michelle Zwagerman e Patrick Conway se tornaram os primeiros velejadores de seu país a completar uma edição da Regata em dupla a bordo do mesmo veleiro. Para não fugir à regra, eles chegaram a Itajaí à noite na quinta-feira (22h38min no horário de Brasília), assim como outros 17 dos 20 barcos de 40 pés que já cumpriram a travessia.

Continua depois da publicidade

O veleiro atracou no Litoral catarinense seis dias depois do primeiro colocado, o GDF SUEZ. O tempo de prova total para o Croix Du Sud foi de 26 dias, 23 horas, 23 minutos e 28 segundos. Ao todo, percorreram 5.672 milhas náuticas num ritmo de 8,76 nós, o que dá aproximadamente 16 km/h.

O 20º colocado da categoria, o Obportus 3, chegou ao município durante a tarde de quinta-feira em meio a muito vento e chuva. A sensação de completar a prova foi única para Olivier Roussey e Philippe Burger. Para os dois, que levam a vela como um hobby e participam pela primeira vez da competição, a prova foi desafiadora e as condições meteorológicas, surpreendentes.

Eles percorreram 5.897 milhas náuticas a uma velocidade média de 9,19 nós, cerca de 16,55 km/h. O trajeto entre Le Havre e Itajaí durou de 26 dias, 17 horas, 28 minutos e 15 segundos. Para cada milha percorrida, a empresa patrocinadora do veleiro deverá pagar um euro a uma instituição que atende crianças deficientes.

Continua depois da publicidade

Reta final

Apenas o EcoElec e o 11th Hour Racing ainda não terminaram o percurso da Jacques Vabre. O mais distante é o 11th Hour Racing, que navega próximo da costa do Espírito Santo e deve receber a bandeirada final apenas no domingo. O EcoElec é aguardado para este sábado.