Dois trabalhos da rede municipal de ensino de Florianópolis estão selecionados para a Feira Nacional de Matemática. Os projetos “Que Peixe é este?”, da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, e “A Matemática na Robótica”, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, foram indicados na Feira Catarinense de Matemática, que aconteceu na cidade de Massaranduba, a 168 km da Capital.
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Segundo o secretário de Educação Maurício Fernandes Pereira, essas iniciativas trabalham uma maneira criativa e divertida de aprender matemática, favorecendo assim a desconstrução da ideia de que matemática é uma disciplina difícil. A Feira Nacional de Matemática irá ocorrer no ano que vem. No entanto, não há ainda a definição da sede e nem da data do evento.
O mar e a matemática
O projeto “Que peixe é este?” foi desenvolvido com estudantes do 9º ano da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, em Canasvieiras, e apresenta uma abordagem matemática sobre a pesca da tainha em Florianópolis. A iniciativa foi orientada pelas professoras Tarcísia Vicente de Lima e Jussara Brigo, e surgiu do fato de que a maioria das crianças da escola e dos moradores do bairro são pescadores ou descendentes de famílias de pescadores, tendo uma relação direta com o mar e seus frutos.
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“Nosso projeto iniciou com o estudo do tema. Na sequência, com as informações coletadas pelos alunos, fizemos uma saída de campo na praia, onde tivemos oportunidade de conversar com os pescadores e vivenciar esse momento da pesca”, conta a professora de matemática Tarcísia. Desde então, a turma está trabalhando com as informações e as relacionando com a matemática.
Entre os conceitos estudados estão operações com números naturais e racionais, porcentagem, plano cartesiano, espaço, figuras planas e espaciais, lugar geométrico, retas, perímetro, ângulos e área.
Inclusão
Os estudantes da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), na Cachoeira do Bom Jesus, desenvolveram o trabalho “A matemática na robótica”, sob a orientação da professora Flaviana Cristina Meneguelle. As crianças têm um colega cego na sala e com um tema com construção prática de um protótipo, ele poderia interagir com o trabalho em todas as etapas. O foco foi em descobrir como funciona o sistema da robótica e o sistema hidráulico das máquinas e assim construir um robô hidráulico guindaste e um robô hidráulico retroescavadeira.
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Durante as pesquisas e a montagem do trabalho, os estudantes puderam aprender sobre o deslocamento da retroescavadeira e do guindaste no plano cartesiano, ângulos, graus, números negativos, preços dos materiais, área, perímetro, medidas de volume, ampliação e redução.