Dois homens em posse de passaportes suecos e transportando “material de combate” foram presos na Grécia sob suspeita de ligação com grupos jihadistas, indicaram fontes da polícia grega neste domingo.

Continua depois da publicidade

Os dois homens, um de 28 anos de origem bósnia e o outro de 19 anos de origem iemenita, viajavam de ônibus quando foram presos na quinta-feira em Alexandrupolis, na província de Thrace (norte), perto da fronteira turca.

“Material de combate”, incluindo dois facões (de 23 e 32 cm de comprimento) e uniformes militares, foi encontrado na bagagem da dupla, de acordo com fontes policiais.

Os dois homens, acusados de porte de armas, serão ouvidos na terça-feira pelo juiz de instrução. De acordo com a Athens News Agency, eles se recusaram a responder às perguntas da polícia.

O mais velho é conhecido das autoridades europeias por suas ligações com jihadistas, de acordo com fontes policiais. Ele chegou a ser condenado por preparar ataques terroristas e era vigiado de perto pelas autoridades suecas.

Continua depois da publicidade

De acordo com a emissora Mega Channel, ele foi preso na Bósnia em 2005 depois de uma operação policial em sua residência, onde foram encontrados um cinturão explosivo, explosivos e um vídeo no qual um homem, com o rosto coberto, evocava ataques terroristas contra o Capitólio e a Casa Branca em Washington.

Ele foi inicialmente condenado a 14 anos de prisão, depois a 5 anos sob recurso, de acordo com fontes policiais, antes de ser libertado em 2011 e pedir asilo político na Suécia.

Os dois homens chegaram na Grécia por avião, no aeroporto de Eleftherios Venizelos, vindos da Suécia “dez dias antes”, de acordo com fontes policiais.

Eles seguiam de ônibus para a Turquia, através de Salônica e Alexandroupolis.

* AFP