Com o plenário da Câmara de Vereadores de Joinville lotado, aconteceu hoje a entrega de dois Títulos Honorários para os padres Jorge Luiz da Silva (Jorgão) e Jorge Oczkovski (Jorginho), sob forte emoção e alegria. Comunidades religiosas do município prestigiaram a homenagem aos dois sacerdotes.

Continua depois da publicidade

O proponente da homenagem, ex-vereador Osmari Fritz, comentou que conhece os dois há mais de 20 anos e sabe das dificuldades que eles passaram. Ele disse que o desafio de hoje em dia é expressar com o coração e não somente com a razão.

O padre Jorge Oczkovski (Jorginho), em seu discurso, agradeceu imensamente o reconhecimento.

– Só tenho que agradecer. Se hoje estou recebendo esta homenagem, é porque o povo nos ensina a ser sacerdote a cada dia e a cada momento -, destaca o padre Jorginho.

O outro homenageado da noite, o padre Jorge Luiz da Silva (Jorgão), diz que este título é um estímulo para continuar fazendo o caminho traçado por Deus.

Continua depois da publicidade

– Sinto-me lisonjeado pela lembrança de meu nome para esta homenagem. Meu muito obrigado à toda comunidade -, ressalta Jorjão.

O bispo diocesano de Joinville, Dom Irineu Scherer, parabenizou os dois e conclamou a comunidade para que dê trabalho aos padres.

– Nós queremos atender a chamados para realizar uma missa, uma oração ou mesmo para se confraternizar e, assim, servir ao próximo -, frisa o bispo.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves, destacou a humildade e o carisma dos dois padres.

Continua depois da publicidade

– Somos muito gratos a tudo que vocês dois têm feito em prol da comunidade joinvilense. Acompanho há muito tempo a trajetória de vocês dois e sentimos o maior orgulho em homenageá-los nesta data -, ressaltou.

Ainda em seu discurso, ele mencionou o trabalho das 25 mulheres que atuam na Cooperativa de Costureiras Fios e Flores, da região do Jardim Iririú, em Joinville.

– Este projeto precisa aumentar, pois está numa sala emprestada e que necessita de um maior espaço, ou seja, uma sede própria. Por este motivo, solicitamos ao prefeito Udo Döhler que analise a cessão de uso de um terreno que se localiza a duas quadras do local onde elas estão hoje. Peço que pense com carinho, prefeito -, expõe João Carlos.

Ao discursar, o prefeito Udo Döhler disse que vai analisar com atenção o pedido do presidente da Câmara.

Continua depois da publicidade

– A maior cidade de Santa Catarina sente-se honrada em condecorar as duas personalidades. Estamos felizes em homenagear este dois apóstolos do bem! -, ressalta o chefe do Executivo Municipal.