A eleição interna para a chefia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para o mandato 2017-2019 acontece nesta sexta-feira, em Florianópolis. Concorrem ao cargo de procurador-geral de Justiça dois candidatos: Sandro José Neis e Gercino Gomes Neto. Os nomes com os respectivos votos serão levados ao governador Raimundo Colombo na chamada lista tríplice para a escolha e a nomeação. O ato de posse deve ser até o dia 15 de abril. Nos últimos anos, o governador do Estado tem nomeado o mais votado.
Continua depois da publicidade
Sandro José Neis, 48 anos, é o atual procurador-geral de Justiça do MPSC e candidato à reeleição. Na disputa anterior, em 2015, ele foi o mais votado com 251 votos contra 196 do segundo colocado, o promotor Andrey Amorim. Naquela disputa, ainda houve um terceiro candidato, o promotor Francisco de Paula Fernandes Neto, que obteve 58 votos.
Neis concorrerá na eleição contra um ex-procurador Geral de Justiça: Gercino Gomes Neto esteve no cargo de 2007 a 2011. Gercino é candidato com o tom de oposição à atual chefia da instituição e afirma “ter sido o único nesta condição que desde 1991 conseguiu venceu o atual grupo que comandaria o MPSC”.
— A minha escolha pela candidatura se deve a tentativa de reaproximar o MP da sociedade como instituição. Nos últimos anos, o MP de forma institucional se afastou da sociedade por sua chefia, não em relação promotor na ponta, o que é importante ficar claro — disse Gercino.
Sandro José Neis afirma ter percorrido as Comarcas para dialogar com colegas e não concorda com o discurso do oponente de que a chefia do MPSC se afastou da sociedade. Neis tem afirmado que deseja continuar representando o MPSC com um trabalho focado no capital humano e por uma instituição cada vez mais sintonizada com as necessidades sociais.
Continua depois da publicidade
— A minha experiência obtida em 25 anos de carreira são suficientes para indicar o meu nome para os projetos de aperfeiçoamento da instituição. Nos últimos dois anos, apesar da crise econômica, tivemos um MP forte. Temos propostas com a participação de todos os segmentos, não só dentro da instituição — enfatizou Neis.
Os candidatos participam de um debate às 20h desta quinta-feira em Florianópolis promovido pela Associação Catarinense do MP, na sede balneária da entidade. Devem votar nesta sexta-feira 451 membros, entre procuradores e promotores. A votação será das 9h às 18h no 1º andar da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital.