Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre não têm a vacina contra a gripe. Há problemas de refrigeração nas geladeiras das UBS Tronco e Glória, o que impede a manutenção das doses. As informações são da Rádio Gaúcha.
Continua depois da publicidade
Moradores de Porto Alegre formam fila em postos de saúde para fazer a vacina contra a gripe
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os problemas são isolados e não têm previsão de solução. Os usuários que chegam às unidades são encaminhados para os postos mais próximos.
A procura pela vacina contra a gripe é grande no primeiro dia da imunização no Rio Grande do Sul. A campanha iniciou uma semana mais cedo no estado, em função do inverno mais rigoroso.
Continua depois da publicidade
A maioria dos postos consultados pela reportagem da Rádio Gaúcha registraram filas pela manhã e maior demanda de idosos. Somente nos Centros de Saúde Modelo é Santa Marta, localizados na região central da Capital, cerca de mil pessoas foram vacinadas somente na manhã desta segunda-feira.
Veja perguntas e respostas sobre a campanha de vacinação contra a gripe, que deve começar em abril
Público-alvo
A meta da campanha de vacinação contra a gripe é imunizar 80% das cerca de 3,5 milhões de pessoas que fazem parte dos seguintes grupos: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, mães de recém nascidos com até 45 dias, portadores de doenças crônicas, presos e funcionários do sistema prisional.
Gripe em 2015
Até o momento, o Rio Grande do Sul registrou apenas dois casos de Influenza B, em Canoas e em Santa Cruz do Sul. No ano passado, foram 189 casos confirmados, dos quais 25 pessoas morreram.
A vacina protege contra três tipos de vírus influenza, causador da gripe: A (H1N1), A (H3N2) e B.